PEDAGOGIA ESPORTIVA: O PAPEL DO PEDAGOGO NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DE JOVENS ATLETAS
Resumo
A pesquisa explora a importância do papel do pedagogo no contexto não escolar, fazendo uma análise da pedagogia esportiva e atuação do pedagogo em um Clube de Futebol da região de Curitiba com jovens atletas de categoria de base entre 14 e 17 anos. A prática esportiva influência significativamente na formação de jovens, oferecendo momentos de lazer e um potencial desenvolvimento profissional. Diante disso, o objetivo principal da pesquisa é relacionar a importância dos estudos para a carreira dos atletas dentro e fora de campo. Para alcançar esse objetivo, busca-se demostrar a relevância do papel que o pedagogo esportivo desempenha na conciliação dos treinos com os estudos e conscientizar sobre o impacto da participação da família na vida dos atletas. O pedagogo no esporte tem um papel crucial na formação integral de jovens atletas, abrangendo não só o desenvolvimento das habilidades motoras, mas também valores éticos, sociais e apoio emocional. Ele também incentiva os jogadores a valorizarem a educação, destacando sua importância não apenas para o sucesso esportivo, mas também para garantir alternativas de carreira fora do futebol. Diante da realidade de muitos jovens atletas que negligenciam os estudos, é fundamental que famílias, clubes e escolas trabalhem em conjunto e reforcem a importância da educação. Com embasamento no trabalho de Mauricio e Dietmar (2009), a família é parte fundamental no planejamento de carreira dos jogadores, pois cria um suporte sólido para um desenvolvimento equilibrado. Esse equilíbrio entre prática esportiva e educação é fundamental para garantir um futuro mais estável e próspero para esses jovens. Para esta pesquisa será utilizada a abordagem qualitativa, a partir de questionários, entrevistas e observação. Os questionários estão atualmente em processo de distribuição para serem aplicados pessoalmente aos atletas do Paraná Clube. Garantindo assim, que cada jogador tenha a oportunidade de expressar suas opiniões e experiências de forma direta, permitindo uma coleta de dados mais próxima e significativa para a análise. Sendo assim, a pesquisa está em andamento, portando, os resultados não foram completamento obtidos.
Copyright (c) 2024 Anais do EVINCI - UniBrasil

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.