A IMPORTÂNCIA DE UM PROFISSIONAL DE APOIO PARA ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA REGULAR PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

  • Raquel Moraes Ribeiro unibrasil
  • Maria Eduarda Bezerra de Souza
  • Karina Gomes Rodrigues
Palavras-chave: Profissional de Apoio, Educação, Educação especial

Resumo

Este resumo aborda a relevância do papel desempenhado pelo profissional de apoio no acompanhamento pedagógico de crianças com necessidades educacionais especiais em salas de aula regulares. A pesquisa explora as bases da legislação educacional brasileira que assegura o direito à educação e destaca a importância da educação especial. Além disso, busca aprofundar a compreensão sobre o papel crucial do profissional de apoio no contexto do ensino regular para crianças com necessidades especiais. O aumento no número de matrículas de alunos com necessidades especiais sublinha a imperativa preparação desses profissionais. A presença do profissional de apoio exerce um impacto significativo no desenvolvimento dos alunos e na promoção da inclusão. Os objetivos deste trabalho englobam a demonstração da importância desse profissional, a exploração da legislação vigente, a comparação de estudos que realçam sua relevância e a ênfase na constante formação dos professores. O profissional de apoio desempenha um papel essencial na criação de um ambiente inclusivo e oferece suporte nas atividades acadêmicas dos alunos. Sua capacitação torna-se crucial para providenciar o suporte adequado. A pesquisa concentra-se na sublinhada relevância desse profissional para a promoção da inclusão e o avanço educacional de crianças com necessidades especiais. O embasamento teórico desta pesquisa se apoia nos estudos de Cordeiro (2017), que enfatiza a colaboração do profissional de apoio e do professor na facilitação de uma aprendizagem significativa para crianças especiais. Isso é realizado através da promoção de sua participação natural e da busca pela autonomia dos alunos incluídos. Além disso, a pesquisa de Dutra, Mascaro e Redig (2017) ressalta a importância de os profissionais de apoio conhecerem as necessidades individuais de cada aluno, para colaborarem efetivamente na criação de atividades personalizadas. A abordagem adotada por esta pesquisa é qualitativa, fundamentada por uma extensa revisão bibliográfica que utiliza principalmente artigos do Google Acadêmico e revistas científicas. Além disso, será aplicado um questionário a colegas de outras escolas que realizaram estágios, visando obter informações sobre a situação dos profissionais de apoio para alunos com necessidades educacionais especiais, a pesquisa está em processo de desenvolvimento por este motivo ainda não tem conclusão, porém, já a partir da análise dos textos, já foi possível evidenciar a importância do profissional de apoio em classes regulares.

Publicado
2023-11-01
Seção
Pedagogia

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