A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTICO-RACIAIS NA ESCOLA

  • Luana Aparecida de Almeida UNIBRASIL
  • Gabrielle Petenuci UniBrasil
  • Camila Silva UniBrasil
Palavras-chave: Preconceito, relações étnico-raciais, diversidade.

Resumo

A presente pesquisa discorre sobre a importância da Educação Étnico-Racial no ambiente da educação brasileira, utilizando das práticas pedagógicas e discussão como base de fundamentação para apresentar a necessidade de o tema ser trabalhado nas escolas. Os estudos de Cardoso (2019), Bento (2012), Brandão e Trindade (2010), entre outros autores, fundamentam a relevância da pesquisa. A educação em si é importante, fazendo com que as crianças tragam da escola para casa, práticas sustentáveis, coisas que aprendem, e com tudo fazendo-as pensar e questionar o mundo a sua volta, não seria diferente trabalhando um assunto tão importante como a educação étnico-racial, onde os pequenos, percebem as diferenças entre cada um, a história do seu nome, da sua nacionalidade, culturas que são praticadas na casa de cada um, e as diferentes culturas pelo mundo, a importância de respeitar e conhecer as mesmas. Com os projetos, brincadeiras e pequenas práticas, podemos sim diminuir o preconceito no futuro o conhecimento desse tema tão rico e importante, principalmente no nosso país sendo muito diversificado tendo todas as etnias, culturas, cores e religião aprender sobre isso é essencial. A seguinte pesquisa tem como objetivo geral: compreender a importância da discussão sobre as relações étnico-raciais no ensino fundamental. E como objetivos específicos: Realizar uma revisão bibliográfica acerca do contexto histórico das relações étnico-raciais na educação; analisar a legislação da educação e suas orientações sobre relações étnico-raciais no ensino fundamental; apresentar abordagens de práticas pedagógicas relacionadas às relações étnico-raciais. Entende-se que apesar da educação étnico-racial estar fundamentada na Base Nacional Curricular e respaldada pela legislação, infelizmente a prática é pouco aplicada. Dessa forma, destaca-se a relevância da pesquisa, em fomentar a discussão sobre a temática e estimular a reflexão e aprendizagem de professores e profissionais da educação o tema no dia a dia escolar. A pesquisa se classifica como qualitativa em função de sua subjetividade, análise bibliográfica. Apesar de ainda estar em processo de desenvolvimento apresenta como conclusão parcial um recorte da legislação que regulamentam e fundamentam o estudo das relações étnico-raciais na educação, bem como demonstra a importância das discussões e práticas pedagógicas significativas que abordam a temática em diversos níveis e contextos.

Referências

BENTO, Maria Aparecida Silva. Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo : Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, 2012. Disponível em:< http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/edinf_igualdade.pdf>. Acesso em 03 set. 2021.

BRANDÃO, Ana Paula; TRINDADE, Azolda L. da (Org.) Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010. Disponível em:< http://www.acordacultura.org.br/sites/default/files/kit/MODOSBRINCAR-WEB-CORRIGIDA.pdf>. Acesso em 03 set. 2021.

CARDOSO, Tatiane R. A importância de promover o ensino contra o racismo. 2019. Disponível em:< https://novaescola.org.br/conteudo/15468/a-importancia-de-promover-um-ensino-contra-o-racismo>. Acesso em 01 set. 2021.

Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia