A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS NA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
Resumo
Este artigo analisa os desafios de se utilizar materiais concretos para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de identificar as principais dificuldades e propor estratégias para melhorar a eficiência do ensino e da aprendizagem. A matemática desempenha um papel crucial no desenvolvimento do pensamento lógico, uma vez que a utilização de materiais concretos pode transformar conceitos abstratos em experiências práticas e compreensíveis. A justificativa para o artigo é a relevância de tornar o aprendizado mais acessível e significativo, abordando a história da matemática e o impacto dos materiais concretos na educação. A metodologia inclui a formulação de questões com base em uma revisão preliminar da literatura, seguida de uma avaliação ética das questões por uma orientadora e uma professora. Após a aprovação ética, um questionário será disponibilizado na plataforma Forms para coleta de dados, os quais serão analisados de forma quantitativa e qualitativa, utilizando gráficos para visualização. A análise será fundamentada em livros de referência, como Boyer (2001), D'Ambrosio (1998), Dante (1999), Fiorentini e Lorenzato (2006), Lorenzato (2006), Montessori (2017), Kamii (2000) e Smole e Diniz (2001) para, a partir dessas teorias e estudos anteriores, propor melhorias na prática pedagógica. A conclusão enfatizará a necessidade de formação contínua para professores e de uma integração mais eficiente para materiais concretos no ensino.
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