A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS NA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.

  • Luana Aparecida de Almeida UNIBRASIL
  • Mauricio Paiva de Oliveira UNIBRASIL
  • Andreia Mayer Veiga
Palavras-chave: Materiais concretos; Ensino fundamental; Desafios pedagógicos; Metodologia; Formação docente.

Resumo

Este artigo analisa os desafios de se utilizar materiais concretos para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de identificar as principais dificuldades e propor estratégias para melhorar a eficiência do ensino e da aprendizagem. A matemática desempenha um papel crucial no desenvolvimento do pensamento lógico, uma vez que a utilização de materiais concretos pode transformar conceitos abstratos em experiências práticas e compreensíveis. A justificativa para o artigo é a relevância de tornar o aprendizado mais acessível e significativo, abordando a história da matemática e o impacto dos materiais concretos na educação. A metodologia inclui a formulação de questões com base em uma revisão preliminar da literatura, seguida de uma avaliação ética das questões por uma orientadora e uma professora. Após a aprovação ética, um questionário será disponibilizado na plataforma Forms para coleta de dados, os quais serão analisados de forma quantitativa e qualitativa, utilizando gráficos para visualização. A análise será fundamentada em livros de referência, como Boyer (2001), D'Ambrosio (1998), Dante (1999), Fiorentini e Lorenzato (2006), Lorenzato (2006), Montessori (2017), Kamii (2000) e Smole e Diniz (2001) para, a partir dessas teorias e estudos anteriores, propor melhorias na prática pedagógica. A conclusão enfatizará a necessidade de formação contínua para professores e de uma integração mais eficiente para materiais concretos no ensino.

 
Publicado
2024-10-28
Seção
Pedagogia

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