Educação Especial: A Criança Autista na Alfabetização

  • Isabela Miranda Centro Universitário Unibrasil
  • Elisa Aparecida Battaiello de Araujo Centro Universitário Unibrasil
  • Maria Rita Rusycki Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Transtorno Do Espectro Autista, Alfabetização, Metodologias

Resumo

EDUCAÇÃO ESPECIAL: A CRIANÇA AUTISTA NA ALFABETIZAÇÃO

 

Resumo

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como principais aspectos: Interação Social, Comportamento e Comunicação, crianças diagnosticadas com TEA tem dificuldades ou falta de interação social por conta de características próprias do transtorno, pouco ou nenhuma comunicação oral, deste modo a alfabetização tem como objetivo facilitar a comunicação do indivíduo. O presente artigo tem por objetivo entender o transtorno do espectro autista, analisar o papel do professor na alfabetização da criança com espectro autista, apresentar como é feita a alfabetização da criança com espectro autista e descrever métodos de ensino na alfabetização da criança com espectro autista. Deste modo esta pesquisa se faz necessária para que se possa observar metodologias voltadas para o transtorno afim de facilitar o cotidiano em sala de aula, tornando a alfabetização mais dinâmica pensando em técnicas variadas voltadas para quem o possui, visando um ensino efetivo, que faça sentido e se integre a realidade do aluno, para que a inclusão vá além de apenas ter o aluno no ambiente da sala de aula, mas que ele se sinta parte do processo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método qualitativo, com base em artigos e livros a respeito do tema. A partir desta nuance é possível observar inúmeras possibilidades a serem adotadas em sala, já colocadas em prática com indivíduos dentro do espectro que se mostraram eficientes. A pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento, no entanto já é possível observar a necessidade de que todos envolvidos nesse processo de alfabetização junto ao indivíduo autista se integrem e busquem soluções que auxiliarão no seu desenvolvimento, abordando técnicas que facilitem seu dia a dia.

 

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Alfabetização; Metodologias.

 

REFERÊNCIAS

 

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia praticas educativas na escola e na família. 7 ed. -Rio de Janeiro: Wak Ed, 2017.

 

KLIN, Ami. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Rev Bras Psiquiatr. 2006;28(SuplI):S3-11. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbp/a/jMZNBhCsndB9Sf5ph5KBYGD/?lang=pt>.

ANGELO, Jamisson Da Silva. O papel do professor na inclusão do aluno autista. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 07, Vol. 03, pp. 137-150. Julho de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/aluno-autista

 

SOARES, Jaqueline Dos Santos Soares; ROMEIRO, Camila de A. Cabral; MATHIAS, Sérgio Larruscaim. O Processo De Alfabetização No Ensino Regular: Atendimento  a criança com autismo. Revista Magsul de Educação da Fronteira, Faculdades Magsul, v. 2, n. 1, p.82-132, Mar. 2017. ISSN 2526-4796. Disponível em: <http://bibmagsul.kinghost.net/revista2016/index.php/educfronteira/article/viewFile/283/259>



 

Referências

REFERÊNCIAS

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia praticas educativas na escola e na família. 7 ed. -Rio de Janeiro: Wak Ed, 2017.

KLIN, Ami. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Rev Bras Psiquiatr. 2006;28(SuplI):S3-11. Disponível em: .
ANGELO, Jamisson Da Silva. O papel do professor na inclusão do aluno autista. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 07, Vol. 03, pp. 137-150. Julho de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/aluno-autista
BASTOS, MARISE BARTOLOZZI . Escrita e alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Diversa: Educação Inclusiva na prática, 2018. Disponível em:.

SOARES, Jaqueline Dos Santos Soares; ROMEIRO, Camila de A. Cabral; MATHIAS, Sérgio Larruscaim. O Processo De Alfabetização No Ensino Regular: Atendimento a criança com autismo. Revista Magsul de Educação da Fronteira, Faculdades Magsul, v. 2, n. 1, p.82-132, Mar. 2017. ISSN 2526-4796. Disponível em:
BARBOSA, Gabriele Fernanda Cordeiro; FRANÇA, Gustavo Thayllon. Processo de alfabetização de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo. Caderno Intersaberes - v. 9 n. 18 – 2020. Disponível em:
Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia