UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAR NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • mariana kutzke unibrasil
  • camila
  • mauricio
  • michele
  • livia diane
Palavras-chave: formação do professor, Educação especial, Necessidades educacionais especiais

Resumo

O discurso em prol da inclusão social e educacional de pessoas com deficiência se fortalece e se consolida em pesquisas, eventos científicos e na comunidade acadêmica. Destacamos que nos últimos anos tem crescido e alcançado visibilidade a defesa da universalização da Educação Básica de modo igualitário para todos sem distinção. Neste sentido, se destaca a importância e justificativa da pesquisa, pois se discute sobre a educação especial e inclusiva e apresenta uma reflexão sobre a formação de professores para atuar na educação especial. Desse modo, os objetivos da pesquisa são realizar uma revisão da legislação educacional que ampara e assegura a educação especial, refletir sobre a importância da formação especializada do professor para atuar na modalidade da educação especial, bem como discutir questões de acessibilidade e práticas pedagógicas inclusivas para uma educação digna para os alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa de cunho qualitativo apresenta uma revisão sistemática da literatura, e se fundamenta em obras de autores que versam sobre a temática, como Pletsch e Damasceno (2015), Silva (2006), Sassaki (2009), dentre outras leituras que fundamentam o tema deste estudo. A pesquisa se ancora na metodologia qualitativa e apresenta um estudo bibliográfico. Discutir a formação do professor é uma necessidade para busca de uma educação de qualidade para o aluno com necessidade educacional especial ou não, é repensar o verdadeiro significado da função social do pedagogo e ressignificar a prática pedagógica. A pesquisa em andamento apresenta como resultados parciais um recorte da legislação educacional que versa sobre educação especial, apresenta conceitos e características da educação especial, apresenta uma análise e reflexão sobre questões de acessibilidade nas dimensões: arquitetônica, pedagógica e atitudinal.

Referências

PLETSCH, Márcia D.; DAMASCENO, Allan. Educação Especial e inclusão escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico. Seropédica, RJ UFRRJ/DPPG/EDUR. 2015.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.

Silva, Adilson Florentino da. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência.- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006. DISPONÍVEL EM:< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deffisica.pdf>. Acesso em 10 set. 2021.

SOUZA, Ana Lucia A. dos S., RODRIGUES, Maria G. A. Educação Inclusiva e formação docente continuada. EDUCERE - XII Cogngresso Nacional de Educação. 2015. Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21491_10456.pdf>. Acesso em 10 set. 2021.

Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia