ESCOLA ESPECIAL E SUAS INTERFACES

Estudo de caso: as práticas pedagógicas de uma Escola de Educação Básica na Modalidade Educação Especial.

  • Mariana Kutzke unibrasil
  • Fabiana Neves
Palavras-chave: Educação especial; Deficiência Intelectual; Inclusão;Escolas especiais

Resumo

A presente pesquisa investiga, as práticas pedagógicas em uma Escola de Educação Básica na Modalidade Educação Especial, quais suas interfaces, desafios e contribuições. Por meio do levantamento do histórico da Educação Especial no Brasil (Mazotta 2011),; documentos analisados como Declaração de Salamanca (1994), Lei de Diretrizes e Bases (1996), Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e Lei Brasileira de Inclusão (2015); atrelado a pesquisas pujantes na área das escolas especializadas como Piaia (2016) e Neves (2024); e Franco (2017), sustentando abordagens referentes a prática pedagógica escolar, busca identificar as práticas pedagógicas efetivadas nesse espaço escolar, a partir de entrevista com pedagoga e três professores escolares envolvidos nesse contexto. O estudo valer-se-á da estratégia metodológica estudo de caso, por seu caráter exploratório, descritivo e interpretativo. A análise dos dizeres dos profissionais participantes ocorrerá por meio de entrevista semi estruturada, com enfoque qualitativo e se valerá de Bardin (2011) para interpretação e produção de dados, no intuito de mapear, por meio de categorizações, as interfaces desse serviço especializado e seus desafios; bem como elencar possíveis contribuições para a educação, na perspectiva de uma educação inclusiva. Os resultados e as discussões, seguem em construção, e apontam para um ambiente potencializador de aprendizagens, com foco nas especificidades dos sujeitos.

Publicado
2024-10-28
Seção
Pedagogia