PEDAGOGIA HOSPITALAR
Resumo
O presente estudo tem por objetivo identificar as práticas pedagógicas no contexto escolar hospitalar direcionadas a crianças matriculadas no ensino fundamental anos iniciais, que enfrentam tratamento de saúde prolongado, deflagrando suas interfaces entre essas práticas e como se configura na continuidade do processo de escolarização do sujeito acometido por tratamento de saúde prolongado durante sua estadia no hospital. A fundamentação desta pesquisa será a partir de levantamento de referencial teórico e leis e documentos que respaldam essa forma de atendimentos, dentre elas: Lei nº 8.069/90, a LDB nº 9.394/96, a Resolução do CNE/CEB nº 02/2001 que orienta o atendimento pedagógico a crianças e adolescentes impossibilitados de frequentar a escola, por motivo de tratamento prolongado de saúde e a Deliberação do Conselho Estadual do Paraná/CEE nº. 02/2003, além de produções de autores militantes a temática como Fonseca, Matos e Mugiatti. A pesquisa se valerá de uma estratégia qualitativa com caráter descritivo e exploratório. A pesquisa de campo ocorrerá por meio de entrevista com três professores que atuam nessa área de atendimento educacional no município de Curitiba. Os resultados da pesquisa se encontram em processo de construção buscando compartilhar experiências, práticas bem-sucedidas e promover a reflexão sobre o atendimento pedagógico em contexto hospitalar. A intenção é contribuir para o enriquecimento da abordagem educacional, proporcionando uma base sólida para aprimoramentos futuros nesse campo crucial da educação inclusiva.
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