O PAPEL DA REFLEXÃO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM UMA OBRA DE EDGAR MORIN

  • Valtair Jose Paulo da Silva UNIBRASIL
  • Flávia Diniz Roldão (Professora, psicologia, UNIBRASIL)
Palavras-chave: reflexão, educação, Edgar Morin, pensamento complexo, A cabeça bem-feita

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico cujo objetivo foi investigar o papel
da reflexão no processo de educação conforme proposto por Edgar Morin em sua
obra “A cabeça bem-feita”. A justificativa para a realização da investigação, adveio
do interesse do primeiro autor enquanto estudante de Psicologia, para com a
intersecção com a área da Educação, e sua curiosidade em aprofundar-se nas
ideias e contribuições do referido teórico, proponente do Pensamento Complexo.
Iniciou-se a investigação buscando compreender como o conceito de reflexão
aparece na referida obra investigada. Para tal, após uma primeira leitura inicial da
obra com o intuito de familiarizar o pesquisador com ela, uma nova leitura desta foi
realizada. Esta segunda leitura foi realizada de maneira focalizada no conceito em
pauta que seria investigado. Teve como finalidade realizar um levantamento de
como essa noção, e outras palavras tidas como sinônimas de reflexão aparecem
no texto, buscando possibilitar uma compreensão acerca de qual a ideia de
reflexão usada pelo autor na obra estudada, e o seu papel na educação conforme
apresentada nesse texto. No livro, publicado originalmente em 1999, e traduzido
para a língua portuguesa cuja primeira edição foi publicada em 2002, Morin
apresenta os princípios de uma educação voltada para o desenvolvimento da
capacidade do pensar crítico e criativo. A partir da análise da obra, foi possível
compreender que a reflexão para Morin, conforme trabalhada no texto, é um
processo de questionamento dos saberes, de articulação entre as diferentes
dimensões da realidade e de busca de sentido para a existência humana. Os
resultados deste estudo sugerem a reflexão como uma competência fundamental
para a educação na linha de pensamento estudada, pois permite ao indivíduo
construir uma visão tramada e complexa do mundo, desenvolver sua autonomia (a
partir de uma perspectiva de interdependência ecológica) e sua responsabilidade
ao meio inserido, e participar ativamente da transformação social do mesmo.
Conclui-se que a obra de Edgar Morin oferece uma contribuição relevante para a
ponderação sobre a educação no contexto atual, ao propor para a área, a reflexão
como uma contribuição, valorizando o pensar criativo, crítico e transdisciplinar, e
colocando-os como elementos essenciais para o desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

Flávia Diniz Roldão, (Professora, psicologia, UNIBRASIL)

Orientadora.

Referências

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª ed. Rio de
Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
Publicado
2023-11-01
Seção
Psicologia