a contribuição para o atendimento dos alunos com altas habilidades e superdotação por meio da criação de um instrumento pedagógico

  • Lorena Beatriz Unibrasil
  • Ivana Suski Vicentin
Palavras-chave: Altas Habildidades e Superdotação; Dificuldades; Professor- Aluno; Instrumento Pedagógico;

Resumo

No contexto educacional existem muitos alunos que necessitam de atendimento diferenciado, seja em salas de recursos ou até mesmo com um professional de apoio ao seu lado. Diante disso, a pesquisa aborda a necessidade de um trabalho diferenciado com os estudantes com altas habilidades e superdotação - conjunto de pessoas com habilidades e competências acima da média. Essas habilidades podem se manifestar em diversas áreas do conhecimento e não estão limitadas apenas ao desempenho acadêmico, podendo também abranger outras áreas de desenvolvimento. Dentro dessa temática, o presente trabalho destaca as dificuldades apresentadas na sala de aula, sob a perspectiva dos professores e dos próprios alunos, buscando contribuir significativamente com o seu atendimento por meio do levantamento de necessidades especificas a partir do instrumento pedagógico aqui proposto. Esse recurso auxiliará os professores, oferecendo estratégias e práticas diferenciadas capazes de atender às necessidades desses alunos, o que permitirá que o professor conheça antecipadamente seu aluno, incluindo seus interesses, o que facilitará seu trabalho pedagógico diário. É importante ressaltar que para a criação do referido instrumento, foram realizados questionários voltados para professores que atuam com alunos de Altas Habilidades e Superdotação no ensino fundamental I e II de uma instituição de educação privada de Curitiba – PR. A questão e objetivo central que essa pesquisa busca responder é como podemos auxiliar o professor a enriquecer o seu trabalho dentro da sala de aula por meio de um instrumento pedagógico. Os objetivos específicos incluem compreender o conceito de altas habilidades e superdotação; identificar as principais dificuldades percebidas tanto pelo olhar do professor quanto pelo aluno com altas habilidades e superdotação; coletar dados por meio de questionários para identificar as dificuldades reais enfrentadas na sala de aula; analisar os dados coletados a fim de obter informações para a elaboração do instrumento pedagógico; e, por fim, criar um instrumento pedagógico para auxiliar e acompanhar os alunos com altas habilidades e superdotação. Este estudo fundamenta-se em diversos autores que abordam as problemáticas das múltiplas inteligências e superdotação tais como, Renzulli (1986), Stenberg (2003), Gardner (2010) e na Legislação Brasileira (Brasil, 1996)..

Publicado
2023-11-01
Seção
Pedagogia

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