A INCLUSÃO DE CRIANÇAS IMIGRANTES NO CONTEXTO ESCOLAR MUNICIPAL EM CURITIBA-PR

  • Yasmin Francielly de Souza Jarschel unibrasil
  • Orientador UniBrasil
  • Rocio de los Angeles Maidana UniBrasil
Palavras-chave: Imigrante; estudantes; escolas públicas; legislação brasileira

Resumo

Nos últimos anos, o Brasil tem presenciado um crescimento de imigrantes notório. Eles migram em busca de novas oportunidades e qualidade de vida, sendo que algumas pessoas são obrigadas a sair de seus países em busca de refúgio, seguridade e sobrevivência. Conhecer os desafios e dificuldades que dia após dia as pessoas imigrantes atravessam, pode permitir que a sociedade reveja os processos educacionais e, enquanto comunidade, oferecendo a elas independentemente da situação, o acolhimento e as ferramentas para garantir a sua permanência no país que as recebe. O presente trabalho de pesquisa busca responder quais os principais desafios para a inclusão de estudantes imigrantes nas escolas municipais de Curitiba- PR. Pesquisar o processo de inclusão desses alunos pode contribuir com a identificação das maiores prioridades para a melhor integração cultural e social deles. Isso proporciona um ambiente acolhedor e inclusivo, promovendo uma interação dos estudantes de diferentes culturas, estimulando o respeito e a valorização da diversidade. Para tal, é necessário caracterizar a pessoa imigrante; verificar a existência e o conteúdo das políticas públicas educacionais nacionais para a inclusão de estudantes imigrantes no contexto escolar das escolas públicas de Ensino Fundamental Anos Iniciais de Curitiba – PR; e levantar as principais dificuldades do estudante imigrante no contexto escolar por meio de entrevistas, relacionando-as à falta de políticas públicas adequadas. A investigação, assim como seus resultados, encontra-se em fase de desenvolvimento, por meio de entrevistas que serão conduzidas com professores de diversas escolas do município. O estudo fundamenta-se nos autores ARAÚJO (2021); KUHM (2022), OLSEN (2022) ,JUNG (2022) que abordam sobre as problemáticas da imigração e na legislação brasileira que estabelece princípios e diretrizes para as políticas públicas para o imigrante.

 

Publicado
2023-11-01
Seção
Pedagogia

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)