APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR

  • Grasiela Pereira da Silva UFPR
  • Andrea Mayer Veiga
Palavras-chave: Formação Docente. Projeto de Extensão; Interdisciplinaridade.

Resumo

Este trabalho parte do princípio que rege o ensino superior, que é a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, desta forma tem por objetivo apresentar a percepção das acadêmicas do curso de Pedagogia do Unibrasil, sobre a importância das atividades de extensão para a formação docente. A metodologia adotada é uma pesquisa qualitativa por meio da narrativa de três alunas do ensino superior, amparadas pelos estudos de Day (1999), Pimenta (2000) e Meira (2019). O Projeto intitulado Educação Ambiental nas Escolas, é uma parceria entre os cursos de Pedagogia e Medicina Veterinária e está atrelado às competências e habilidades a serem desenvolvidas no processo formativo, de forma a integrar os conhecimentos teóricos e práticos. Podemos concluir que, o projeto interdisciplinar proporcionou o aperfeiçoamento do processo formativo das acadêmicas envolvidos com as atividades de extensão e ao mesmo tempo, contribuiu para conscientização dos alunos de educação básica sobre educação ambiental.  

Palavras-chave: Formação Docente. Projeto de Extensão; Interdisciplinaridade.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, 2016.

DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugual. Porto Editora, 1999.

GIL, A. C. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Grupo GEN, 2021.

MEIRA, Luciano; BLIKSTEIN, Paulo. Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem. Grupo A, 2019. E-book. ISBN 9788584291748.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

RESOLUÇÃO Nº 16/2022. Dispõe sobre o regulamento do programa de extensão universitária (PROEX), do Unibrasil. Disponível em: https://www.unibrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Resolucao-2022.16-Regulamento-PROEX.pdf. Acesso em: 02 ago. de 2023.
Publicado
2023-10-25
Seção
Pedagogia