PEDAGOGIA DO IDOSO: OS BENEFÍCIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A VIDA SOCIAL
Resumo
A presente pesquisa busca entender os conceitos pedagógicos que promovem uma melhor qualidade de vida do sujeito idoso. Entende-se que envelhecimento é um processo natural do ciclo da vida e atualmente com o aumento da expectativa de vida e melhoras no cenário brasileiro, a população de idosos tem crescido significativamente. Considerando também que essa faixa etária está frequentemente associada à desigualdade social é necessário um olhar mais sensível para a otimização da oportunidade de vida destes sujeitos. Desta forma este trabalho tem por objetivo demonstrar os benefícios da pedagogia para a vida social do idoso. Para alcançar este propósito, os objetivos específicos são: conceituar a pedagogia do idoso, educação permanente e descrever a importância das práticas pedagógicas para o envelhecimento ativo do idoso. A metodologia adotada é uma pesquisa de revisão bibliográfica, amparada pelos estudos de Oliveira (2010) e Cachioni (2006). De acordo com a Lei 10.741 do Estatuto do Idoso prevê que o idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua condição de idade. Sendo assim, a pedagogia do idoso pode ser uma ferramenta para a inclusão e cumprimento destes direitos. A pesquisa ainda está em desenvolvimento, portanto, os resultados e as conclusões estão pendentes.
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