ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA NO ÂMBITO HOSPITALAR DURANTE A PANDEMIA: ARTIGO DE REVISÃO
Resumo
Introdução: A pandemia de COVID-19, causada por uma nova cepa de coronavírus, começou em dezembro de 2019 em Wuhan, China, e se espalhou pelo mundo, afetando adultos e crianças. A fisioterapia hospitalar teve um papel crucial na reabilitação de pacientes pediátricos com COVID-19, atuando na linha de frente em unidades de terapia intensiva. Objetivo: intervenções relacionadas a fisioterapia pediátrica em pacientes que foram contaminados com a COVID-19 em ambiente hospitalar. Métodos: A revisão de literatura realizada em 2024 buscou publicações sobre a atuação da fisioterapia em pediatria, com critérios de inclusão que relacionassem a COVID-19 em pacientes pediátricos com a fisioterapia hospitalar. Foram utilizadas as bases de dados eletrônicas Scielo, PubMed, PEDro e o site da ASSOBRAFIR. Foram incluídos estudos publicados em português, inglês e espanhol nos últimos 4 anos, excluindo textos indisponíveis, relacionados ao teleatendimento, revisões de literatura e que não atendiam aos objetivos da revisão. Resultados: Os resultados da busca nas bases de dados, de acordo com os critérios estabelecidos, estão resumidos na Tabela 1, que apresenta a quantidade total de artigos encontrados e selecionados em cada base consultada. Ao término do processo de coleta de dados, foram escolhidos 10 artigos, os quais estão listados na Tabela 2. Conclusão: Concluiu-se que a fisioterapia desempenhou um papel fundamental na recuperação desses pacientes, auxiliando na ventilação, mobilizações no leito, posicionamento e higiene bronquial, contribuindo para a estabilização, melhora do quadro clínico, reduzindo os riscos de complicações respiratórias e motoras.
Referências
Lanza FC, Ribeiro SNS. Aspectos epidemiológicos e atuação do fisioterapeuta na prevenção e tratamento da COVID-19 na população infantil em ambiente hospitalar. ASSOBRAFIR Ciência. 2020 Sep 3;11(Supl1):205.
Martinez, B. P., & de Andrade, F. M. D. Estratégias de mobilização e exercícios terapêuticos precoces para pacientes em ventilação mecânica por insuficiência respiratória aguda secundária à COVID-19. ASSOBRAFIR Ciência, 2020; 11(Suplemento 1), 121-131.
Oliveira JS de, Veiga IN, Mota CS. Intervenção fisioterapêutica em uma criança com coronavírus em um hospital de referência: relato de caso. Ver Pesqui Fisioter [Internet]. 2021;227–232. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1253407.
Lanza FDC, Aquino ES, Sousa ML de A, Andrade PDDO. Protocolo de mobilização precoce de paciente crítico e reabilitação pós-alta hospitalar na população infantil acometida de COVID-19. ASSOBRAFIR Ciência. 3 de setembro de 2020;11(Supl1):227.
Copyright (c) 2024 Anais do EVINCI - UniBrasil

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.