PADRÕES DE LATERALIDADE E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DE 6 A 7 ANOS

  • Maria Luiza Kirstein Pereira Unibrasil
  • Danieli Isabel Romanovitch Ribas Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Lateralidade, Fisioterapia

Resumo

Introdução: O desenvolvimento motor infantil, um processo essencial para a autonomia e a participação social das crianças, é influenciado por diversos fatores, entre os quais se destaca a lateralidade, definida como a dominância funcional de um lado do corpo. Essa característica pode manifestar-se em diferentes padrões, e sua relação com o desempenho motor constitui um tema complexo e de grande relevância para as áreas da educação, saúde e esporte. Compreender essa inter-relação é fundamental para identificar precocemente crianças com risco de dificuldades motoras, possibilitando intervenções personalizadas e eficazes. Objetivo: Investigar a relação entre os diferentes padrões de lateralidade e o nível de desenvolvimento motor em crianças. Metodologia: Estudo transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o parecer nº 7.054.921, realizado com 80 crianças, estudantes de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Pinhais (PR), com idade entre 6 e 7 anos. A avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor foi conduzida por meio da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Rosa Neto (2002). Resultados:  Das 80 crianças avaliadas, 35 eram do sexo feminino e 45 do masculino, com média de idade de 84,7 meses. Quanto à lateralidade, 38,75% apresentaram o padrão Destro Completo, 2,5% Sinistro Completo, 22,5% Indefinido e 36,25% Cruzado. Em relação ao nível motor, 58,06% do grupo Destro Completo e 50% do grupo Indefinido foi classificado como Normal Médio, já o grupo com lateralidade Cruzada apresentou 17,23% da amostra abaixo do normal com classificação Inferior e Muito inferior, mostrando uma tendência a classificações mais baixas. O grupo Sinistro Completo apresentou número reduzido de participantes, o que dificultou análises comparativas. Conclusão: Os achados sugerem associação entre a ausência de dominância lateral definida e desempenho motor abaixo do esperado, o que reforça a importância de compreender a lateralidade como um fator relevante no desenvolvimento motor infantil e na elaboração de programas de estimulação.

Referências

Rosa Neto F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed; 2002.
Gallahue DL, Ozmun JC. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2 ed. São Paulo (SP): Phorte; 2003.
Fonseca V. Psicomotricidade: uma visão. Constr Psicopedagógica. 2010;18(17):42-52.
Serafin G, Peres LS, Corseuil HX. Lateralidade: conhecimentos básicos e fatores de dominância em escolares de 7 a 10 anos. Cad Educ Fís Esporte. 2000;2(1):11-30.
Souza A de, Souza WC de, Reiser FC, Rusenhack MC, Moncada-Jiménez J, Mascarenhas LPG. Perfil do desenvolvimento motor de alunos de oito anos de escola publicas estaduais de São Bento do Sul - SC. Rev Pesq Fisioter. 2015;5(3).
Publicado
2025-12-12
Seção
Fisioterapia

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