ENGENHARIA DE SOFTWARE NA AUTOMAÇÃO DO PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

  • José Pedro Paschoal Valentim UniBrasil
  • Gustavo Bandeira
  • Juan Eduardo Modesto
  • Rodrigo Fiorin
Palavras-chave: Relatório, Necessidades especiais, Plano de ensino individualizado, Automação, Ensino

Resumo

O aumento no número de diagnósticos de crianças com necessidades especiais nas escolas que necessitam de atenção e documentações adicionais, referente ao seu desenvolvimento, tem gerado uma demanda crescente por Planos de Ensino Individualizado (PEI) e relatórios detalhados. A elaboração dos relatórios é de total autonomia e responsabilidade dos professores frequentemente os sobrecarregando devido à limitação de tempo e ao volume de trabalho. Esse excesso de responsabilidades pode prejudicar a qualidade e a precisão das informações fornecidas. O método escolhido para a coleta de dados foi a aplicação de formulários e entrevistas com os profissionais da área. Se identificou a necessidade da criação de uma ferramenta para facilitar o acompanhamento da evolução no aprendizado da criança, a solução mais comumente encontrada é o preenchimento do relatório de forma manual. A investigação está focada no design e na implementação de uma ferramenta de software que integra funcionalidades para análise de dados dos alunos, geração automática de relatórios e ajuste dos PEIs com base em critérios pré-definidos. O desenvolvimento inclui a análise dos requisitos, a criação de protótipos e a realização de testes preliminares.  Esta ferramenta pretende automatizar o processo de geração de relatórios e tornar mais eficiente e eficaz a aplicação das diretrizes e melhores práticas, promovendo uma abordagem mais uniforme para a criação dos PEIs. Para isso, ele inclui funções como análise de gráficos, revisão de relatórios existentes e ferramentas para comparar relatórios anteriores. Os resultados esperados da solução, ainda em desenvolvimento, são a redução do tempo e esforço necessários para criar e gerenciar PEIs.

 

Publicado
2024-10-23
Seção
Engenharia de Software

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