PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO DIGITAL INCLUSIVA: PROMOVENDO ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

  • Ali Mohamad Ataya Unibrasil
  • Vitor Henrique Perini
  • Alceu Pascoal Rodrigues Junior
  • Igor Garcia Vicente
  • Romulo Gustavo Festa Ribeiro
  • Ahmad Ali Moussa
  • Rodrigo Fiorin
Palavras-chave: acessibilidade digital, inclusão, educação online, tecnologias assistivas, design inclusivo

Resumo

A desigualdade no acesso a tecnologias digitais é um desafio crescente que compromete a inclusão de pessoas com deficiências no ambiente educacional online. À medida que a educação se torna cada vez mais digitalizada, as barreiras enfrentadas por usuários com deficiências visuais e auditivas se tornam mais evidentes, impedindo o pleno acesso e participação em plataformas educacionais. Este estudo foi desenvolvido para abordar essa questão por meio da criação de uma plataforma educacional digital que incorpora práticas de acessibilidade rigorosas, visando garantir que o conteúdo e as funcionalidades sejam adaptados às necessidades específicas desses usuários. A pesquisa envolve a implementação de um design inclusivo, alinhado às Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG), e a integração de tecnologias assistivas como leitores de tela e sistemas de legendagem. Adicionalmente, o desenvolvimento inclui a adaptação de materiais educacionais, como textos com contrastes adequados e vídeos com legendas e descrições em áudio. A investigação foi conduzida através de testes com usuários com diferentes tipos de deficiência e auditorias de acessibilidade, que permitiram ajustes contínuos na plataforma para atender aos padrões de acessibilidade e às necessidades identificadas. Espera-se que o resultado demonstre que a plataforma significativamente melhore o acesso e a experiência de aprendizado para pessoas com deficiências, promovendo uma inclusão digital mais efetiva. Conclui-se que, ao adotar práticas de design acessível e adaptar conteúdos educacionais, é possível reduzir as desigualdades no acesso à educação online e criar um ambiente mais inclusivo e equitativo para todos os usuários.

Publicado
2024-10-23
Seção
Engenharia de Software

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