PSICOLOGIA EDUCACIONAL

MOTIVAÇÃO E PERSPECTIVAS DE FUTURO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM MAGISTÉRIO

  • Lethicia Maria Lisboa UniBrasil
  • Bruna Guimarães
  • Caroline Mocellin Rudek
  • Larissa Marques da Silva
  • Rafaela Andrade Ferreira Franco
  • Laís Gabriele Soares Padilha
  • Cristian Guilherme Valeski de Alencar
Palavras-chave: Psicologia Escolar, Projeto de Vida, Motivação, Meritocracia, Privilégios

Resumo

Este estudo surgiu a partir de uma atividade prática realizada no Projeto de Extensão voltada para a Psicologia Escolar e teve como temática a promoção da motivação e perspectivas de futuro para estudantes do ensino médio técnico em Magistério, em uma escola situada na região de Curitiba. O público-alvo foi majoritariamente composto por mulheres, entre 17 e 50 anos, que enfrentavam desafios ao conciliar a vida familiar, financeira e acadêmica, resultando em sobrecarga, cansaço mental e físico, baixa produtividade e absenteísmo. A partir dessa demanda, o Projeto buscou integrar estratégias psicopedagógicas para lidar com o engajamento e a motivação dos alunos. Partindo da premissa de que o acesso à educação é um direito fundamental, entende-se a necessidade dessa intervenção visando reforçar a importância da educação na constituição do indivíduo e na aposta de que possam alcançar melhores oportunidades no futuro. Nesse sentido, o objetivo geral do projeto foi realizar uma intervenção sobre a motivação e a construção de um Projeto de Vida, tendo como embasamento teórico a pesquisa bibliográfica qualitativa. Para isso, foi necessário: compreender o contexto em que os alunos vivem e as causas da desmotivação desse público; elaborar estratégias de conscientização e enfrentamento do problema; e propor uma vivência em grupo para que pudessem trocar experiência e criar uma rede de apoio. Ao buscar as causas da desmotivação do público-alvo, foram identificadas influências socioeconômicas, de faixa etária e, sobretudo, conciliar a vida acadêmica com as responsabilidades pessoais. Consequentemente, a exaustão física e emocional tem um grande papel na desmotivação quanto ao desempenho escolar. Diante desse contexto, foram elaboradas palestras informativas sobre o excesso de positividade, que reforça a superprodução e o superdesempenho em busca da excelência, para sensibilizar os alunos a compreender que eles não estão sozinhos, mas que essa realidade de esgotamento e cansaço é compartilhada por muitas pessoas. Além disso, foram realizadas dinâmicas sobre o conceito de meritocracia e privilégio, para que pudessem refletir sobre o impacto dos aspectos sociais e culturais pelos quais são atravessados que dificultam a trajetória pessoal e acadêmica desses indivíduos. Foram apresentadas também técnicas de autorregulação emocional para auxiliar no gerenciamento das responsabilidades pessoais e dos estudos de forma mais equilibrada. Por fim, o projeto contribuiu para a construção de uma rede de apoio e colaboração entre os estudantes, o que pode ser um fator essencial para a superação dos desafios enfrentados no ambiente escolar e na vida pessoal. Em conclusão, o projeto evidenciou a necessidade de políticas públicas que reconheçam e abordem as desigualdades estruturais. Desse modo, sugere-se que o trabalho seja realizado nos primeiros anos do ensino médio, pois possibilitaria que a jornada acadêmica fosse construída levando em consideração os temas abordados.

Referências

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Publicado
2024-10-28
Seção
Psicologia

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