A MUSICALIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • gabriela dos santos unibrasil
  • Giovanna Hamann Gonçalves
  • Elisângela Cristina Santos Ferreira
  • Karina Gomes Rodrigues
Palavras-chave: musicalização; educação infantil; desenvolvimento integral; prática pedagógica; inclusão.

Resumo

A musicalização, compreendida como prática pedagógica que articula ludicidade e aprendizagem, apresenta-se como recurso relevante no desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. O problema investigado parte da necessidade de compreender de que forma a música pode ser incorporada de maneira sistemática ao processo educativo, superando a visão restrita de atividade recreativa. A escolha do tema justifica-se pela carência de formação docente específica e pela urgência em consolidar metodologias inovadoras que valorizem experiências significativas. O objetivo central do estudo foi analisar as contribuições da musicalização para aspectos cognitivos, motores, socioemocionais e culturais das crianças, articulando teoria e prática pedagógica. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica sistemática, a partir de artigos, dissertações, teses e livros publicados entre 2015 e 2025. Fundamentado nos estudos de Oliveira, Hentschke e Del Ben (2015), Carvalho (2022) e Companharo; Galon; Vasconcelos (2025), bem como em produções científicas sobre a temática. Os resultados prévios apontaram que a música favorece a aquisição da linguagem, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, da memória e do raciocínio lógico, além de potencializar a socialização, a empatia e a valorização da diversidade cultural. A pesquisa em processo de desenvolvimento, evidencia que a musicalização deve ser incorporada de forma intencional ao planejamento pedagógico, não apenas como estratégia de ensino interdisciplinar, mas como linguagem estruturante, inclusiva e transformadora, capaz de promover uma educação mais sensível, criativa e humanizada.

Publicado
2025-12-12
Seção
Pedagogia