O USO DO PROJETO PEDAGÓGICO A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) COMO UMA METODOLOGIA ATIVA E INOVAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • Marcelo Manoel Sobrinho
  • Karina Gomes Rodrigues Unibrasil
  • Maria Fernanda Cherem
Palavras-chave: Projeto Pedagógico; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Metodologia Ativa; Inovação; Prática Pedagógica.

Resumo

O presente artigo discute o uso do Projeto Pedagógico como instrumento essencial para a organização e o direcionamento das práticas educativas, analisando sua articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu potencial como metodologia ativa de ensino. O problema investigado decorre da necessidade de compreender como o Projeto Pedagógico pode promover uma prática pedagógica mais participativa, inovadora e alinhada às demandas contemporâneas da educação. Justifica-se a pesquisa pela importância de fortalecer a autonomia da escola e de propor caminhos metodológicos que favoreçam o desenvolvimento integral dos alunos. O estudo tem como objetivo geral analisar o Projeto Pedagógico a partir da BNCC como estratégia para garantir aprendizagem significativa, inclusão, diversidade e formação cidadã. De abordagem qualitativa e caráter teórico-reflexivo, fundamentou-se em autores como Freire (2002), Libâneo (2013), Pimenta (2006) e Bacich e Moran (2018), que abordam metodologias ativas e a construção coletiva do currículo. O desenvolvimento do trabalho evidenciou que o Projeto Pedagógico, ao incorporar metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e o uso de tecnologias digitais, torna-se uma ferramenta inovadora que valoriza o protagonismo estudantil, a interdisciplinaridade e o aprendizado colaborativo. Os resultados demonstram que a integração entre BNCC e metodologias ativas potencializa a prática pedagógica, tornando o ensino mais dinâmico e contextualizado. Conclui-se que o Projeto Pedagógico deve ser entendido como um processo vivo e participativo, capaz de transformar o ambiente escolar em um espaço de reflexão, autonomia e inovação, consolidando uma educação inclusiva, crítica e significativa.

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Publicado
2025-12-12
Seção
Pedagogia EAD

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