QUANDO ENSINAR ADOECE: A CRISE DE SAÚDE MENTAL E DESVALORIZAÇÃO NA CARREIRA DOCENTE
Resumo
A pesquisa busca compreender os fatores determinantes que levam professores dos anos iniciais a solicitarem afastamento ou desistir definitivamente da carreira docente, diante de condições que afetam diretamente a saúde mental, física e profissional. A escolha do tema surgiu através da observação de experiências familiares e pessoais das autoras que evidenciaram o desgaste físico e emocional que acontece de forma recorrente na profissão, assim como a vulnerabilidade na carreira docente e campos marcados pela desvalorização profissional e pela sobrecarga de trabalho. O objetivo geral se baseia em identificar os principais fatores relacionados ao adoecimento e a evasão na carreira docente, o desenvolvimento se dá em investigar os motivos que levam ao sofrimento psíquico, analisar a falta de reconhecimento profissional e entender os impactos gerados pela sobrecarga. A pesquisa busca responder ao seguinte problema central: quais fatores relacionados a desvalorização profissional, a sobrecarga de trabalho e a falta de reconhecimento contribuem para o adoecimento mental e para a evasão docente. Como destaca Libâneo (2012), a carreira docente se tornou pouco atrativa aos jovens devido à baixa remuneração, a desvalorização docente e ao desgaste da imagem social do professor. Nesse mesmo sentido, Caldas et al. (2025), evidenciam que professores da rede pública vivenciam altos níveis de estresse em função da sobrecarga e da baixa remuneração, o que compromete sua saúde mental. Para isso, a pesquisa se caracteriza como abordagem qualitativa de caráter descritivo que tem como objetivo compreender como os professores percebem quais os fatores que contribuem para a evasão na carreira docente. A ferramenta utilizada para a coleta de dados foi por meio de questionário com perguntas abertas e de múltiplas escolhas, aplicadas por grupos via WhatsApp e QRcode entregue nas escolas. Os dados obtidos estão sendo analisados de forma interpretativa, buscando identificar padrões e significados atribuídos pelos participantes às suas experiências.
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