PEDAGOGIA DO ESPORTE NO VOLEIBOL: ABORDAGENS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES CONTEMPORÂNEAS (2020 – 2025)
Palavras-chave:
pedagogia do esporte, voleibol, ensino, metodologias, inclusão
Resumo
O voleibol é uma das modalidades esportivas mais praticadas em contextos escolares, recreativos e de rendimento, apresentando-se como campo fértil para discussões sobre metodologias de ensino e práticas pedagógicas. Entretanto, observa-se que em muitos cenários o ensino da modalidade ainda está marcado pelo predomínio de práticas tecnicistas, centradas na repetição de fundamentos isolados, o que limita o desenvolvimento integral dos praticantes. Partindo desse problema, o presente estudo teve como objetivo analisar as principais abordagens pedagógicas aplicadas ao voleibol no período de 2020 a 2025, discutindo suas contribuições, limitações e possibilidades para formação de alunos e atletas. A justificativa reside na relevância da pedagogia do esporte como campo que busca articular aspectos técnicos, táticos e socioeducativos, ampliando a compreensão do voleibol como prática formativa e não apenas como modalidade de rendimento. O estudo baseou-se em conceitos centrais da pedagogia do esporte, que considera o jogo como espaço de aprendizagem ativa, a ludicidade como elemento fundamental no desenvolvimento e a integração entre técnica e tática como condição indispensável para a formação integral. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com busca sistemática nas bases PubMed, SciELO e ferramenta de busca Google Acadêmico, contemplando publicações entre 2020 e 2025. Foram identificados 100 artigos, dos quais 20 removidos antes da triagem por duplicidade e 10 por incompatibilidade com o tema. Na etapa de triagem, 70 estudos foram rastreados, resultando em 40 exclusões após leitura de títulos e resumos. Restaram 30 artigos avaliados, dos quais 18 foram excluídos. 6 por não tratarem especificamente do voleibol, 7 por não atenderem ao recorte temporal, e 5 por não abordarem pedagogia do esporte. Alcançando em 12 estudos selecionados para análise.Referências
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Publicado
2025-12-12
Seção
Educação Física
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