A PROPAGANDA DO JOGO

COMO AS CASAS DE APOSTA MOLDAM SUAS COMUNICAÇÕES PARA NORMALIZAR E VENDER APOSTAS ESPORTIVAS NO BRASIL

  • Maria Fernanda Caroba Ruy Unibrasil
  • Gustavo Forapani UNIBRASIL
Palavras-chave: Propaganda, Apostas esportivas, Bets, Futebol, Instagram

Resumo

O crescimento das plataformas digitais e os avanços tecnológicos ampliaram a presença das apostas esportivas no dia a dia dos brasileiros, fazendo com que a propaganda se tornasse um componente fundamental para a normalização dessa atividade. Assim, este estudo visa examinar como a comunicação da empresa ajuda a estabelecer as apostas como uma atividade cotidiana. Para isso, foi conduzido um estudo qualitativo de natureza descritiva, fundamentado na análise de conteúdo das postagens da empresa Betano, no instagram, entre 23 e 30 de agosto de 2025. Os resultados indicam que as publicações vinculam as apostas à emoções, diversão e identificação com o futebol, o que contribui para sua aceitação na sociedade. Pode-se concluir, portanto, que a propaganda não só promove um produto, mas ajuda a normalizar seu consumo.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BETANO BRASIL. Instagram oficial. Disponível em: https://www.instagram.com/betano_brasil. Acesso em: 15 set. 2025.
CAVALCANTE, Fernando Resende. Em busca de mais excitação: reflexões acerca das apostas esportivas. Movimento, v. 30, p.e30010. ene./dic. 2024.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador 1: Uma história dos costumes. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. v. 1.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador 2: Formação do estado e civilização. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. v. 2.
ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação: Desporto e lazer no processo civilizacional. Coimbra: Edições 70, 2019.
G1. Lula sanciona lei que regulamenta apostas esportivas, mas veta isenção de IR para ganhos de até R$ 2,1 mil. G1, Brasília, 31 dez. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 31 ago. 2025.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INFOMONEY. Flamengo anuncia Bet que dá naming right ao Brasileirão como patrocinadora master. InfoMoney, São Paulo, 18 ago. 2025. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/esportes/flamengo-anuncia-bet-que-da-naming-right-ao-brasileirao-como-patrocinadora-master. Acesso em: 15 set. 2025.
LANCE!. Além do Flamengo, Betano patrocina outros nove clubes; saiba mais. Lance!, São Paulo, 2025. Disponível em: https://www.lance.com.br/lancebiz/alem-do-flamengo-betano-patrocina-outros-nove-clubes-saiba-mais.html. Acesso em: 15 set. 2025.
MEIO & MENSAGEM. Betano assume os naming rights do Brasileirão. Meio & Mensagem, São Paulo, 2025. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/betano-assume-os-naming-rights-do-brasileirao?utm_. Acesso em: 15 set. 2025.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID-11. Genebra: OMS, 2019.
PODER360. Betano lidera mercado de apostas no Brasil com 23% de participação. Poder360, Brasília, 2025. Disponível em: https://www.poder360.com.br/poder-sportsmkt/betano-lidera-mercado-de-apostas-no-brasil-com-23-de-participacao/?utm_source=chatgpt.com. Acesso em: 15 set. 2025.
ROMERO-JARA, Edgar; SOLANELLAS, Francesc; LÓPEZ-CARRIL, Samuel; KOLYPERAS, Dimitrios; ANAGNOSTOPOULOS, Christos. The more we post, the better? A comparative analysis of fan engagement on social media profiles of football leagues. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 25, n. 3, p. 578-599, 2024.
UOL. Flamengo anuncia Bet que dá naming right ao Brasileirão como nova patrocinadora master. UOL Esporte, São Paulo, 18 ago. 2025. Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/agencia/2025/08/18/flamengo-anuncia-bet-que-da-naming-right-ao-brasileirao-como-nova-patrocinadora-master. Acesso em: 10 set. 2025.
UOL. Pesquisa: Vôlei e F1 são esportes mais acompanhados no Brasil após futebol. UOL Esporte, São Paulo, 14 mai. 2024. Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2024/05/14/pesquisa-volei-e-f1-sao-esportes-mais-acompanhados-no-brasil-apos-futebol.htm#:~:text=O%20futebol%20%C3%A9%20de%20longe,%2C%20envolvendo%2078%25%20dos%20entrevistados. Acesso em: 04 out. 2025.
Publicado
2025-11-27
Seção
Publicidade e Propaganda

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)