A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DUAS PERSPECTIVAS DE ACORDO COM A REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS

  • Rafael Oliveira da SILVA
  • Luize MORO
Palavras-chave: Educação Física, Educação Infantil, Contexto social

Resumo

O presente estudo visa explorar as diversas possibilidades de se ensinar a Educação Física na Educação Infantil. Este tema de pesquisa é condizente com a atual e progressiva preocupação com a educação da criança pequena, como as leis e os documentos norteadores que foram elaborados para educar ao cuidar da criança de 0 a 5 anos de idade. Contudo, o questionamento que este estudo faz é como transcorre a aula de Educação Física na Educação Infantil, levando em conta uma escola da rede pública e outra da rede particular. Comungando com a importância para acadêmicos e professores que desejam conhecer a realidade das aulas de Educação Física na Educação Infantil em diferentes circunstâncias. Este projeto irá: verificar nas aulas como o professor de Educação Física está atuando na Educação Infantil; mapear se as questões socioeconômicas podem influenciar no conteúdo proposto pelo professor de Educação Física; identificar se o professor utiliza-se de recursos documentais nas suas aulas. De acordo com as autoras Ayoub (2001) e Garanhani (2011) o movimento do corpo da criança pequena é uma linguagem que ela se utiliza por meio do brincar, para descobrir o mundo ao seu redor e suas múltiplas linguagens e também alfabetizar-se na sua cultura. Esta pesquisa se caracterizará como estudo de campo de cunho descritivo com o objetivo de observar, relatar e diagnosticar individualmente, sem o intuito de compara-las entre si, como transcorre a aula dos professores de Educação Física da Educação Infantil em duas realidades sociais distintas. Este trabalho encontra-se em andamento, portanto seus dados e resultados ainda não foram publicados.

Publicado
2016-04-14

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