PREVALÊNCIA DE CONSUMO DE FAST-FOOD NA ALIMENTAÇÃO DE ADOLESCENTES

  • Ana Paula Reggiani Santos Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Edilceia Domingues do Amaral Ravazzani Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil

Resumo

O aumento do consumo de fast-food e ultraprocessados no Brasil reflete mudanças sociais e hábitos de alimentação fora de casa. Em crianças e adolescentes, esses alimentos representam parte significativa da dieta, trazendo riscos de obesidade, hipertensão, diabetes e dislipidemia. O estudo investigou o consumo de alimentos ultraprocessados, especialmente fast-food, entre 68 adolescentes de 14 a 21 anos. A maioria relatou ingerir fast-food de 1 a 2 vezes por semana, mesmo afirmando consumi-lo “quase nunca”. Os principais fatores associados foram prazer, praticidade, lazer em família e influência de promoções em mídias sociais. Constatou-se ainda relação com renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos. Conclui-se que aspectos sociais, econômicos e culturais influenciam diretamente esses hábitos, reforçando a necessidade de políticas públicas e ações educativas para escolhas alimentares mais saudáveis.

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Publicado
2025-11-27

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