COMUNICAÇÃO IMERSIVA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA REALIDADE VIRTUAL, MISTA E AUMENTADA NO FUTURO DA COMUNICAÇÃO

  • Miguel Pizzaia Gheno UniBrasil
  • Beatriz Lima Zanoni
Palavras-chave: realidade virtual; realidade aumentada; realidade mista; comunicação imersiva

Resumo

O presente estudo investiga o impacto das tecnologias imersivas — realidade virtual, aumentada e mista — nas relações sociais contemporâneas, a partir da perspectiva da comunicação como meio estruturante da experiência humana. Fundamentado na metodologia da meta-síntese, o trabalho analisou sete estudos de casos individualmente e de forma transversal para, assim propor um refinamento de concepções já existentes. Os resultados evidenciam que o Metaverso se consolida como novo locus de interação social, mediado por avatares e experiências sensoriais, e não apenas como uma interface tecnológica. As tecnologias não apenas estendem as capacidades humanas, mas instauram novas formas de associação, engajamento e acesso à informação.

Referências

BILGIHAN, A. et al. Proposing a metaverse engagement model for brand development. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 78, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2024.103781. Acesso em: 26 set. 2024.

BURAGOHAIN, D. et al. Analyzing the Impact and Prospects of Metaverse in Learning Environments Through Systematic and Case Study Research. IEEE Access, v. 11, p. 141261-141281, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2023.3340734. Acesso em: 26 set. 2024.

CARMIGNIANI, J.; FURHT, B. Augmented Reality: An Overview. In: FURHT, Borko (Ed.). Handbook of Augmented Reality. Boca Raton: Springer Science+Business Media, 2011. p. 3-46.

CECERE, L. et al. Metaverse and Museum: a Case Study. Procedia Structural Integrity, v. 64, p. 2189-2196, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.prostr.2024.09.336. Acesso em: 26 set. 2024.

DOZIO, N. et al. A design methodology for affective Virtual Reality. International Journal of Human-Computer Studies, v. 162, 102791, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijhcs.2022.102791. Acesso em: 26 set. 2024.

HOON, C. Meta-synthesis of qualitative case studies an approach to theory building. Organizational Research Methods, v. 16, n. 4, p. 522-556, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1094428113484969. Acesso em: 26 set. 2024.

KIRNER, C.; KIRNER, T. G. Evolução e Tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada. In: RIBEIRO, M. W. S.; ZORZAL, E. R. (Org.). Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências. Uberlândia: Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, 2011. p. 8-24.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 6.0: The Future is Immersive. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, 2024.

LIN, J. et al. Product Development and Design Framework Based on Interactive Innovation in the Metaverse Perspective. Applied System Innovation, v. 7, n. 4, p. 58, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/asi7040058. Acesso em: 26 set. 2024.

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução de Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 1964.

MILGRAM, P.; KISHINO, F. A taxonomy of mixed reality visual displays. IEICE Transactions on Information Systems, v. E77-D, n. 12, p. 1321-1329, 1994.

MURALA, D. K. METAEDUCATION: State-of-the-Art Methodology for Empowering Feature Education. IEEE Access, v. 12, p. 57992-58017, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2024.3391903. Acesso em: 26 set. 2024.

OLDENBURG, R. The great good place: cafés, coffee shops, community centers, beauty parlors, general stores, bars, hangouts, and how they get you through the day. 1. ed. New York: Paragon House, 1989.

SCHOLZ, J.; SMITH, A. N. Augmented Reality: Designing Immersive Experiences That Maximize Consumer Engagement. Business Horizons, v. 59, n. 2, p. 1, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2015.10.003. Acesso em: 15 set. 2024.

SIMON, Jean-Paul. The metaverse: updating the Internet (Web 3.0) or just a new development for immersive videogames?. Profesional de la información, v. 32, n. 3, e320317, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3145/epi.2023.may.17. Acesso em: 26 set. 2024.
Publicado
2025-11-27
Seção
Publicidade e Propaganda