AÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DE CASOS DE BULLYING NO AMBIENTER ESCOLAR

  • Najlah Barcelos EL HAJJAR
  • Daniel TORTATO
  • Ana Leticia Padeski FERREIRA
Palavras-chave: Bullying, Professor de Educação Física, Âmbito escolar

Resumo

O termo bullying vem sendo estudado desde a década de 70 por Dan Olweus na Noruega. O autor até hoje realiza estudos na área escolar, onde busca sempre observar novas características e situações que esta ação gera nos indivíduos envolvidos diretamente ou indiretamente. Seguindo o mesmo viés de estudos realizados dentro do ambiente escolar o Brasil utilizou o termo com mais ênfase a após os ocorridos em Taiuva (São Paulo) e Remanso (Bahia), onde em ambos os casos ex-alunos, que sofreram com agressões na escola, retornaram nas mesmas após um período para que em um ato de “violência” se sentissem vingados pelo ocorrido com eles no seu período estudantil. Desta forma a presente pesquisa visa procurar e promover a reflexão tanto dos professores de Educação Física quanto dos professores em geral, em como identificar as características das crianças que sofrem ou praticam bullying dentro do ambiente escolar, para que posteriormente possam ser tomadas as devidas medidas pela escola. Logo é nosso objetivo discutir sobre como os professores de educação física interveem e atuam em situações de bullying em suas aulas, podendo assim verificar o conhecimento do professor sobre o tema, apresentar as características dos envolvidos e relacionar a prática vivenciada com a teoria. Isto posto, serão selecionados para a coleta de dados 10 professores, 5 da rede pública e 5 da rede privada de ensino. Após a escolha dos professores serão apresentados dois questionários, um aberto e um fechado, totalizando 15 perguntas. Realizada a coleta de dados poderá ser relatado se os professores envolvidos na pesquisa saberiam como lidar com situações de bullying dentro de suas aulas e se estas estariam de acordo com a literatura. Por fim vale ressaltar que a pesquisa ainda está em coleta de dados, sendo concluída no final do 2° semestre de 2015. Sendo assim, esperamos que com os dados obtidos possamos auxiliar e informar professores de todas as áreas em como atuarem diante de casos de bullying.
Publicado
2016-04-14