Design de Superfície: Análise da coleção Cole & Son utilizando reflexões da Semiótica

  • Alexia FURLAN Centro Universitário Unibrasil
  • Ivan Alexandre MIZANKUK Centro Universitário UNIBRASIL
Palavras-chave: design de superfície, semiótica, padronagens, signos, significados

Resumo

O presente artigo apresenta considerações sobre os signos, significados e suas ações direcionados a particularidade do Design de Superfície. Reflete-se sobre alguns conceitos relacionados com os estudos da semiótica e a produção das imagens neste âmbito do Design. Os conceitos estudados respaldam a análise da imagem de uma superfície, exemplificada a partir de uma padronagem específica, coleção “Cole & Son”, do designer europeu Piero Fornasetti (1913-1988). Acredita-se que as possibilidades de simbologias de uma imagem são preocupações importantes para aqueles que projetam na área do Design, pois podem definir ou até mesmo restringir o interesse do usuário sobre o produto. Sendo assim, utiliza-se a revisão bibliográfica do fundador da semiótica, Charles Sanders Peirce para o embasamento das considerações, dos conceitos e da análise dos padrões selecionados da linha de Wallpaper Fornasetti. Nesta, aponta que para desenvolver o argumento de uma ideia, basta definir o comportamento que ela é capaz de desencadear, consistindo a sua significação. A análise será feita a partir da decodificação das padronagens selecionadas, analisando primeiramente a distribuição dos elementos e logo mais, as interpretações e mensagens que estas pretendem transmitir levando em consideração tamanho, forma, distribuição, cor, entre outros. Por mais sutis que sejam as distinções do pensamento humano, o que realmente importa para Peirce são as consequências práticas que as diferenciam, já que os signos podem ser objetos, palavras, símbolos ou desenhos e eles transmitem alguma informação ou várias para o espectador. O presente projeto visa dar destaque à semiótica na utilização desse como estratégia de comunicação e como a mensagem pode ser naturalmente transmitida, apresentando conceitos complexos de maneira simplificada, aumentando assim, as chances de sucesso na criação de um projeto seja ele gráfico ou produto.

Biografia do Autor

Alexia FURLAN, Centro Universitário Unibrasil
Escola de Comunicação, Arquitetura e Design
Publicado
2016-11-07