Design de Superfície: Análise da coleção Cole & Son utilizando reflexões da Semiótica

  • Alexia FURLAN Centro Universitário Unibrasil
  • Ivan Alexandre MIZANKUK Centro Universitário UNIBRASIL

Resumen

O presente artigo apresenta considerações sobre os signos, significados e suas ações direcionados a particularidade do Design de Superfície. Reflete-se sobre alguns conceitos relacionados com os estudos da semiótica e a produção das imagens neste âmbito do Design. Os conceitos estudados respaldam a análise da imagem de uma superfície, exemplificada a partir de uma padronagem específica, coleção “Cole & Son”, do designer europeu Piero Fornasetti (1913-1988). Acredita-se que as possibilidades de simbologias de uma imagem são preocupações importantes para aqueles que projetam na área do Design, pois podem definir ou até mesmo restringir o interesse do usuário sobre o produto. Sendo assim, utiliza-se a revisão bibliográfica do fundador da semiótica, Charles Sanders Peirce para o embasamento das considerações, dos conceitos e da análise dos padrões selecionados da linha de Wallpaper Fornasetti. Nesta, aponta que para desenvolver o argumento de uma ideia, basta definir o comportamento que ela é capaz de desencadear, consistindo a sua significação. A análise será feita a partir da decodificação das padronagens selecionadas, analisando primeiramente a distribuição dos elementos e logo mais, as interpretações e mensagens que estas pretendem transmitir levando em consideração tamanho, forma, distribuição, cor, entre outros. Por mais sutis que sejam as distinções do pensamento humano, o que realmente importa para Peirce são as consequências práticas que as diferenciam, já que os signos podem ser objetos, palavras, símbolos ou desenhos e eles transmitem alguma informação ou várias para o espectador. O presente projeto visa dar destaque à semiótica na utilização desse como estratégia de comunicação e como a mensagem pode ser naturalmente transmitida, apresentando conceitos complexos de maneira simplificada, aumentando assim, as chances de sucesso na criação de um projeto seja ele gráfico ou produto.

Biografía del autor/a

Alexia FURLAN, Centro Universitário Unibrasil
Escola de Comunicação, Arquitetura e Design
Publicado
2016-11-07