ALFABETIZAR OU NÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA QUESTÃO A SER DISCUTIDA

  • Deyse Leithardt CEZAR CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
  • Bianca NEUDORF CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
  • Jucimara de Barros BANDEIRA
Palavras-chave: alfabetização, prática pedagógica, leitura e escrita, Educação Infantil.

Resumo

Resumo

A temática apresentada traz como problemática a inicialização da alfabetização na Educação Infantil: alfabetizar as crianças desde a Educação Infantil favorece a aquisição e consolidação da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental sem nenhum prejuízo de qualquer ordem? A problemática deu-se com base na preocupação referente ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da criança na fase da alfabetização. As crianças chegam às escolas de ensino fundamental com o processo de ensino/aprendizagem diferentes umas das outras, pelo diferentes trabalhos que ocorrem na educação infantil, e isso pode atrapalhar o desenvolvimento de alfabetização. Diferentes são as opiniões entre os autores pesquisados acerca do assunto. Uns acreditam que pode ajudar a criança, outros dizem atrapalhar o seu desenvolvimento lúdico. Entende-se por alfabetização o processo de codificação e decodificação da linguagem escrita, que, comumente, é realizado na fase dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Porém, não se deve ignorar que a criança, ainda na Educação Infantil, já começa a se familiarizar com o universo da leitura e escrita e que a escola tem papel fundamental neste processo de desenvolvimento, fazendo uso do lúdico. Por este motivo, o objetivo aqui estabelecido é de analisar se a alfabetização na Educação Infantil favorece a aquisição e consolidação da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando identificar as concepções acerca do processo de alfabetização na Educação Infantil; investigar como se dá o processo de aquisição de linguagem e escrita na Educação Infantil; e analisar e comparar as práticas pedagógicas de professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba e da Rede Particular de Ensino. O desenvolvimento da pesquisa terá uma abordagem qualitativa com tipo de pesquisa exploratória, delineada através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo para obter informações quanto à prática pedagógica dos profissionais da Rede Municipal de Curitiba e da Rede particular de ensino.

Biografia do Autor

Deyse Leithardt CEZAR, CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
PEDAGOGIA/UNIBRASIL
Bianca NEUDORF, CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
PEDAGOGIA/UNIBRASIL
Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia