O perfil acadêmico formando do curso de bacharelado em educação física em uma instituição de ensino privado

  • cesar matheus dvolatka Unibrasil
  • Camile Silva Unibrasil

Resumo

No ano de 1987 ocorreu uma grande evolução nos cursos de educação física, com o parecer CFE 03/87 a educação física migrou para dois cursos distintos, o bacharelado formando profissional cujo campo de atuação está ligado a clubes, academias, condomínios etc. Já a licenciatura teve por objetivo a formação de profissionais qualificados para atuar na educação básica. Contudo houve mudanças nas graduações, conforme as novas diretrizes curriculares CNE/CP 7/2004, que procurou modificar alguns limites da resolução CFE 03/87 em termos de definições, organização curricular, sendo assim definiu o que se entende por um profissional de educação física. Percebemos que o perfil do profissional de educação física vem sendo trabalhado de diversas maneiras, por vários cursos, pois cabe a cada curso de ensino superior desenvolver sua grade, além das disciplinas, o perfil sócio econômico, mercado de trabalho tem influência direta na formação de cada profissional. Espera-se com esse estudo identificar o perfil dos alunos formados no curso de educação física e contribuir com a formação dos próximos graduandos das instituições de ensino superior. Neste contexto este estudo tem como objetivo geral analisar o perfil acadêmico do aluno formando do bacharelado do curso de educação física. Sendo este separado em 3 objetivos específicos: identificar o perfil sócio econômico do aluno de educação física, caracterizar o conhecimento técnico do aluno e diagnosticar o perfil acadêmico cientifico do mesmo. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo do tipo descritivo realizada no ano de 2016, será realizada a aplicação de questionários que foram divididos em três dimensões, sendo elas dimensões técnicas através do exame Enade., sócio econômica composta por 10 questões fechadas e acadêmico cientifico composto por questões fechadas e abertas que serão aplicadas para os professores, as questões em um todo foram destinadas a coletar informações quanto a caracterização geral do estudante, aspectos socioeconômicos e questões relativas à trajetória de formação acadêmica serão aplicados nos estudantes nos períodos matutino e noturno. Esta pesquisa encontra-se na fase de projeto, por este motivo ainda não apresenta resultados e conclusões.

Palavras-chave: perfil acadêmico, educação física, formando.
Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física