ANÁLISE DE IMAGEM ENTRE FILMES DE TERROR DOS ANOS 1980 E SUAS REGRAVAÇÕES

  • Manoela Tkatch De Lima Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
  • Gabriella Candida Maciosek Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
  • Thayná Santos Peres Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
  • Rodolfo Stancki Silva Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil

Resumen

Este resumo apresenta uma análise de imagem dos efeitos visuais de dois remakes de horror dos anos 1980. Os produtos escolhidos para análise foram A Hora do Pesadelo (1984) e Poltergeist (1982). Ambos fizeram sucesso na década de estreia por sua originalidade, efeitos visuais e pelo próprio gênero, o horror. A Hora do Pesadelo foi regravado em 2010 e Poltergeist em 2015. Ambos os filmes foram muito esperados pelos fãs e pelos críticos de cinema, pois com os efeitos visuais modernos poderiam ser atualizados e trazer à história para o público jovem atual. Mesmo com as novas tecnologias, as regravações não agradaram o público e nem os críticos. É senso comum afirmar que os remakes não são tão bons quanto os originais da década de 1980. Este trabalho buscar investigar o motivo para que essas produções sejam assim percebidas.  Mesmo que vários filmes considerados “clássicos” tenham sido regravados, como Sexta feira 13(1980) e o Massacre da Serra Elétrica (1974), poucos foram aceitos pela crítica. Os filmes escolhidos como objeto de análise deste trabalho fazem grande uso de efeitos visuais. A relevância do período de produção de cada obra é relevante para a análise, na medida em que as questões sociais acabam interferindo muitas vezes na produção cinematográfica. Em uma das diversas críticas levantadas para sustentar a análise deste trabalho dizia que A Hora do Pesadelo (1984) queria demonstrar efetivamente o Fred Krueger como pedófilo, mas não pode porque esse tipo de assunto não era tão discutido. Ainda assim, o público entendeu a mensagem do diretor. Este artigo irá estudar os principais pontos de observação dos críticos e a produção audiovisual de cada filme. Por meio da consulta de três sites de crítica de cinema, busca-se comparar percepções de críticos para verificar se há algo em comum entre elas. Posteriormente, o texto apresenta uma análise de cenas reproduzidas iguais ao original para avaliar se o momento escolhido tem efeitos especiais atualizados e se há diferença para o original. Ao avaliar os principais argumentos dos críticos e as cenas regravadas, podemos identificar quais são os principais erros cometidos por diretores em suas regravações. Além disso, busca-se determinar como, mesmo com efeitos especiais modernos, o filme poderá não ser considerado tão bom quanto o primeiro. Analisando o conceito de ilusão nos filmes, daremos ênfase na utilização dos efeitos. A ilusão permite que o espectador veja o inexistente.

Biografía del autor/a

Gabriella Candida Maciosek, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
Jornalismo
Thayná Santos Peres, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
Jornalismo
Rodolfo Stancki Silva, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
Professor de Jornalismo do UniBrasil, orientador deste artigo.
Publicado
2016-11-08