O PLANEJAMENTO ESCOLAR PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES

  • MILENA FERREIRA CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTONOMO DO BRASIL -UNIBRASIL
  • MARION MAYER AMBOS CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTONOMO DO BRASIL -UNIBRASIL
  • RENATA LIMA LUDOVICO
Palavras-chave: Altas habilidades/Superdotação, Ensino, Pratica Educativa, Potencialidades,

Resumo

Para buscar uma prática educativa democrática que respeite o individuo que envolva a todos e que possibilite um ensino de qualidade aos alunos, devemos ter consciência a diversidade de culturas, de pessoas, de pensamentos, e levar em conta a individualidade de cada ser humano, e com isso oferecer a cada individuo experiências e atendimentos educacionais que correspondam às suas necessidades, habilidades, interesses e potencialidades. É consequência disto que trabalharemos o planejamento escolar para alunos com Altas Habilidade/Superdotação. As pessoas com Altas Habilidades/Superdotação na maioria das vezes destacam-se vezes por possuir desempenho ou elevada potencialidade em um ou mais variados aspectos. Dentro da escola, as crianças superdotadas normalmente destacam-se em determinadas disciplinas, por possuir uma capacidade intelectual superior que os demais colegas, por ser criativo, e demais outras aptidões. Tem como objetivo geral analisar o papel do professor no trabalho no Ensino Fundamental com crianças superdotadas e também como se dá a adaptação do planejamento escolar, visando atender as necessidades e características próprias de alunos diagnosticados com Altas Habilidades/Superdotação. Muitas vezes se tem o pensamento que por saberem ou entenderem mais que outras crianças, elas não precisam de atenção, no entanto os alunos com Altas Habilidades/ Superdotação não aprendem sozinhos e necessitam da mediação do professor e práticas educativas maiores, para que possam desenvolver melhor suas potencialidades e habilidades, assim tendo um desempenho acadêmico significativo e enriquecedor.

Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia