Fluxo migratório como destaque em notícias da Economia e aumento da violência

  • Paulo Metling Corrêa UniBrasil Centro Universitário
  • Elaine Javorski
Palavras-chave: Internacional, migração, violência, economia.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados parciais do monitoramento de mídia realizado por pesquisadores do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Migrações, que integram o grupo de Iniciação Científica do curso de Jornalismo do Centro Universitário UniBrasil. Este aborda o fluxo migratório no telejornal matutino, de âmbito nacional Bom Dia Brasil; a análise foi feita durantes os meses de março a setembro de 2016. Foram encontradas durante o monitoramento um total de 51 peças referentes a migrações.

Das peças analisadas, 49 são de âmbito internacional, estas são retratadas em volto da crise imigratória na Europa e conflitos entre grupos terroristas, mostrando o aumento de refugiados, conflitos armados e possíveis desdobramentos que a imigração pode trazer a países que oferecem asilo político, um deles se refere a economia e violência. Das 2 peças de âmbito nacional a imigração é retratada com brasileiros no exterior, na busca por novas oportunidades de empregos

 

As origens dos imigrantes retratados são do Oriente Médio, do Norte da África e alguns países europeus em conflitos. As nacionalidades mais recorrentes são sírios, israelenses e africanos.  Quanto as fontes, entendidas como órgãos de segurança, governamentais, oficiais e imigrantes fica claro a falta de identificação, das fontes mencionadas as ONGs é a que mais aparece.

 

As matérias que antecedem e após as peças analisadas intercalam entre Política, Economia e Violência e a migração é retratada por conflitos e problemas econômicos que o fluxo migratório pode ou causa nos países vizinhos ou outros que oferecem asilo político.

Publicado
2016-11-08
Seção
Jornalismo

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>