NATAÇÃO PARA BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA ANÁLISE MOTORA

  • Manuela Fernanda de Oliveira Pereira Centro universitário autônomo do Brasil
  • José Victor FELDHAUS Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Eliana Patrícia Pereira Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: trissomia 21, atividade aquática, desenvolvimento motor.

Resumo

A prática da natação adaptada favorece o desenvolvimento individual das Pessoas que possuem algum tipo de deficiência física ou intelectual porque atendem as necessidades físicas e fisiológicas de cada um. Crianças com Síndrome de Down possuem dificuldades motoras tanto pelo seu aspecto psicológico quanto seu aspecto fisiológico. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a motricidade apresentada pelas crianças com Síndrome de Down. Quanto a metodologia, será utilizado o protocolo Rosa Neto, que avalia motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade, uma vez que será levada em conta a individualidade caracterizando-se um estudo de caso, qualitativo, fenomenológico.  Serão considerados critérios de inclusão: crianças com até três anos de idade de ambos os sexos, possuir Síndrome de Down, bem como os critérios de Exclusão: todos que não se encaixam ao perfil de caso deste estudo, que não estão de acordo com os termos apresentados. O presente estudo será desenvolvido com crianças que frequentam regularmente as aulas de natação realizadas no Projeto Ampliar localizado no UniBrasil- Centro Universitário em Curitiba- PR. As aulas são oferecidas de maneira gratuita para seus alunos. A metodologia de ensino utilizada nas aulas do projeto é a lúdica que tem por objetivo a ambientação, adaptação e aprendizagem em meio líquido. Este trabalho encontra-se em fase de projeto, não apresentando resultados e conclusões, portanto.

Publicado
2018-02-20
Seção
Educação Física