PLANO DE E-COMMERCE COM BASE NOS 8 P’S DO MARKETING DIGITAL

  • Gabriela Hamati GROCHOCKI
  • Paola Medeiros Rebouças CARMINATTI
  • Alan Guilherme de Oliveira AMANCIO
Palavras-chave: marketing digital, 8Ps, comércio eletrônico

Resumo

Tornou-se imperativo para as empresas identificar o valor atribuído pelo cliente a seus produtos e serviços, como forma de se embasar as decisões e processos de gestão.  Umas das formas para que isso aconteça é trabalhar adequadamente o marketing, visando atender as necessidades do consumidor final. O frequente crescimento das tecnologias possibilitou a criação de uma ferramenta estratégica com amplo potencial de comunicação em massa com os consumidores, o chamado marketing digital. Procurando contribuir com o conhecimento sobre as potencialidades do marketing digital, o objetivo geral do estudo foi o de elaborar um plano de ação, com base nos 8Ps do marketing digital desenvolvidos por Vaz(2011), para o aperfeiçoamento do comércio eletrônico da Droga Rápida, uma organização do setor farmacêutico de distribuição de medicamentos para tratamento de fertilidade feminina. Para atingir esta proposta, os seguintes objetivos específicos foram desenvolvidos: (a) contextualizar os processos do comércio eletrônico da empresa Droga Rápida observando as ações pré e pós implantação do site; (b) identificar nessas ações observadas a adequação dos 8Ps do marketing digital; (c) analisar a eficiência dos 8Ps no e-commerce da Droga Rápida; (d) elaborar um plano de ação com base nos 8Ps do marketing digital no comércio eletrônico da Droga Rápida. O percurso metodológico pautou-se pesquisa exploratória com base qualitativa e quantitativa com o apoio de pesquisa bibliográfica, e entrevista semiestruturada com colaboradores e representantes da empresa participante para analisar este processo na perspectiva dos atores envolvidos.  Os dados levantados ajudarão a corroborar ou refutar se a metodologia dos 8Ps, que se caracteriza como a base do marketing digital de forma contínua, propicia condições para que as empresas e seus profissionais possam prosperar no mercado virtual.
Publicado
2016-05-03