Avaliar o desenvolvimento motor de crianças que fazem educação física escolar X modalidades esportivas.

  • Marcos Medeiros Muller Centro Universitário Autônomo do brasil
  • Tarciso Abrahão Essenfelder Centro Universitário Autônomo do brasil
  • Thiago Fonseca Pimenta Centro Universitário Autônomo do brasil
Palavras-chave: Motricidade, Avaliação, Professores, Ambiente, Grupos.

Resumo

A educação física escolar e as práticas esportivas nos últimos anos estão se tornando alvo de pesquisas na área das ciências da motricidade humana, colaborando de forma muito eficaz para outros estudos e pesquisas. No âmbito educativo o esquema corporal está voltado com a ordem da personalidade de cada criança sendo que tal elaboração respeita determinadas critérios. Deste modo atividades relacionadas a esta valência, devem ser utilizadas no âmbito educativo para colaborar na formação da personalidade e desenvolvimento da criança. Objetivo do estudo é avaliar e comparar o desenvolvimento motor assim divididos em 3 grupos sendo (G1) de crianças de 09 anos que praticam educação física escolar em escolas públicas, (G2) de crianças de 09 anos que praticam educação física escolar em escolas públicas e modalidade esportiva futsal e (G3) de crianças de 09 anos que praticam educação física escolar em escolas públicas e taekwondo. Quanto a metodologia, será realizado uma pesquisa de campo, com caráter quanti e qualitativo e será utilizado protocolo de avaliação motora do autor Rosa Neto. Através de um questionário criado pelos autores do projeto, serão selecionadas as crianças que entrarem nos critérios de inclusão como ter 9 anos, estar matriculado em escolas públicas, nascerem no segundo semestre do ano, terem aula na escola com o mesmo professor e praticarem as modalidades esportivas escolhidas entre 8 meses a 1 ano. Este projeto encontra-se em fase inicial, não apresentando resultados e conclusões.

Publicado
2018-02-20
Seção
Educação Física

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