DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA VERSUS O GENERALISTA

  • Cristina de Oliveira de Andrade Centro Universitário Autônomo de Brasil

Resumo

Há muitas perguntas sobre a relação do professor de educação física para os primeiros anos do ensino fundamental, como por exemplo: O professor de educação física é realmente necessário nos primeiros anos escolares? Quem pode lecionar educação física?. Neste sentido, o presente estudo busca verificar diferenças no padrão motor de meninas de 7 anos de ensino público, onde em uma escola há educação física como disciplina aplicada e em outra escola há educação física é aplicada pelo professor(a) regente ou de áreas(generalista). Objetivo desta pesquisa é analisar, avaliar e comparar o desenvolvimento motor dessas meninas.Trata-se de uma pesquisa de campo quantitativa e descritiva, onde será aplicada a escala de desenvolvimento motor rosa neto, que compreende um conjunto de provas muito diversificadas e de dificuldade graduada, conduzindo a uma exploração minuciosa de diferentes setores do desenvolvimento. A aplicação em um sujeito permite avaliar seu nível de desenvolvimento motor, considerando êxitos e fracassos, levando em conta as normas estabelecidas pelo autor da escala.Os resultados obtidos na escola aonde há o professor de educação física, já foi realizado com sete meninas, e a média foi: motricidade fina 6,7; motricidade global 8,0; equilíbrio 6,7; esquema corporal. 6,3; organização. Espacial 6,4; linguagem./organização temporal 8,1. Este trabalho ainda esta em fase de coleta de dados, ainda não há como analisar, avaliar e comparar o desenvolvimento motor das duas escolas.

Palavras Chaves: Desenvolvimento motor; Ensino Público; Educação Física; Meninas.

Publicado
2018-02-20
Seção
Educação Física