A FUNÇÃO DO PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA.

  • Suzete Zaira dos Santos Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: Pedagogo, Organização do Trabalho Pedagógico, Ensino Fundamental anos iniciais.

Resumo

Resumo: O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental, procurando investigar as principais influências desse profissional na prática educativa dos professores. É precipitado afirmar que o pedagogo tem o papel principal no desempenho escolar, porém é impossível desconhecer que sem esse profissional não existe a organização da escola e, consequentemente se faz necessário aprofundar estudos sobre sua atuação. Observar esse profissional no contexto da sua realidade, com todos seus objetivos, perspectivas e desafios cotidianos. O referencial teórico utilizado para fundamentação está na legislação educacional, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, LDB, instruções normativas, a parte bibliográfica está relacionada a renomados teóricos do Brasil como Libâneo, Saviani, Pimenta, Franco e outros que abordam essa temática. A pesquisa é uma abordagem de caráter qualitativo, com levantamento bibliográfico e documental sobre o tema, entrevistas semiestruturadas junto aos pedagogos do ensino fundamental anos iniciais buscando compreender suas concepções e perspectivas quanto as práticas pedagógicas que consideram adequadas, bem como a mediação e o suporte no momento das orientações do trabalho pedagógico no ambiente escolar com essa faixa etária.

 

Palavras – chave: Pedagogo ;Organização do Trabalho Pedagógico; Ensino Fundamental anos iniciais.

Biografia do Autor

Suzete Zaira dos Santos, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Brasil, PR acadêmica de Pedagogia, apresentando resumo trabalho de Conclusão de Curso
Publicado
2018-02-27