UTILIZAÇÃO DO MÉTODO AHP COMO FERRAMENTA DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES DE ELETROCONDUTORES PARA O SETOR AUTOMOTIVO

  • Wellington de Lima Prestes UNIBRASIL
  • Adão Carneiro UNIBRASIL
Palavras-chave: Pesquisa Operacional, Tomada de Decisão

Resumo

O mundo automotivo avança a passos largos no campo da eletrônica embarcada. Atualmente, há diversos módulos de controle (pequenos computadores) nos sistemas automotivos que se comunicam entre si. Estas unidades de controle compartilham informações, enviam e recebem comandos e monitoram parâmetros digitais e analógicos. Todas estas informações, sinais e comandos circulam por redes de cabos de cobre, de forma análoga às instalações elétricas e de internet residenciais. Para tal, diversos critérios devem ser levados em consideração, tais como a resistência elétrica e mecânica do fio, tipo de isolante, valores de corrente elétrica, range de temperaturas de exposição, etc. Os chicotes elétricos automotivos são, individualmente, responsáveis por grande parte do custo de um automóvel. Devido à grande competitividade do setor automotivo, a mínima variação no preço de um componente pode significar uma considerável economia nos custos fabris e consequentemente uma maior margem de lucro. Com base nesta estratégia de redução de custos, este estudo irá utilizar o método AHP (Analytic Hierarchy Process) de Pesquisa Operacional para definir possíveis fornecedores de cabos de cobre para a fabricação de chicotes elétricos automotivos. O modelo matemático desenvolvido utilizará critérios com pesos distintos entre si, e, ao final, espera-se maximizar a margem de lucro com critérios de qualidade, feedback e logística dentro dos limites estabelecidos. Assim, não apenas o melhor preço definirá quem será o fornecedor, mas também os pesos dados a cada um dos seus critérios de seleção.

Publicado
2018-02-26
Seção
Engenharia de Produção