A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Jhenifer Dorcelino Massoquetto CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
Palavras-chave: afetividade, processo ensino-aprendizagem, cognição, Educação Infantil.

Resumo

A importância da afetividade no processo de aprendizagem da criança na Educação Infantil é discutida e defendida por teóricos e profissionais da educação. Nesse sentido, o processo de ensino- aprendizagem é objeto de investigação de muitas áreas da Ciência, como o da Pedagogia às contribuições das Neurociências e, neste sentido, pode-se dizer que são campos repletos de possibilidades investigativas e interpretativas. Por isso, hoje, quando se fala em aprendizagem, além da questão da metodologias de ensino, é fundamental compreender o papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, especialmente na relação professor-aluno, como um fator essencial ao desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem da criança na Educação Infantil. Deste modo, esta pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, objetiva refletir sobre a afetividade no processo ensino-aprendizagem da criança na Educação Infantil, sobretudo, as crianças entre três e cinco anos de idade. Para tanto, fundamenta-se teoricamente em alguns autores clássicos como Piaget (1996), Wallon (1975), Celso Antunes (1999), Gardner (1994) e Ribeiro (2010). Portanto, a perspectiva que se constrói nesta pesquisa evidencia a necessidade da construção de um olhar que contemple aspectos neurobiológicos da aprendizagem, bem como o de questões pertinentes aos aspectos socioemocionais e afetivos presentes na aprendizagem das crianças. A produção ainda encontra-se em andamento e, por esta razão, apresenta reflexões parciais acerca do tema que serão complementadas ao final da pesquisa.
Publicado
2019-08-20
Seção
Pedagogia