ANÁLISE COMPARATIVA DOS ASPECTOS GRÁFICOS ENTRE MARCAS DE BRECHÓS DE LUXO E BRECHÓS POPULARES.

  • Gabriela Vieira Centro Universitário UniBrasil

Resumo

Os brechós tornaram-se uma nova tendência de consumo, considerados como uma forma de consumo consciente, de controle do descarte de vestimentas e tendência no mercado de moda. Este tipo de empreendimento vem sendo cada vez mais valorizado na sociedade atual e passou a ser frequentado por pessoas de baixo até alto poder aquisitivo; desta forma, os brechós vem transformando sua forma de atuar no mercado, preocupando-se mais com seus consumidores e buscando formas de diferenciação no mercado. Por conta das mais diversas categorias de brechós existentes, a presente pesquisa foi idealizada a fim de comparar os aspectos gráficos utilizados nas marcas de brechós de luxo com os utilizados pelos brechós populares. Assim, será possível analisar no que representa cada categoria de brechó as principais características presentes em suas logotipos levando em consideração seus segmentos no ramo e camadas socias que atingem. Os brechós analisados foram tanto nacionais como internacionais; sendo eles: Lebeh – São Paulo, BR; Etiqueta única – São Paulo, BR; Hewi London – Londres, UK e The Luxury Closet – Dubai, EAU; como as marcas de luxo. E para as marcas populares: Libélula Brechó – Curitiba, BR; Balaio de Gato brechó - Curitiba, BR; I Need brechó - São Paulo, BR e Absolute Vintage – Londres, UK. A comparação foi realizada seguindo dois processos: o primeiro, uma avaliação individual sobre cada brechó, considerando seus segmentos dentro do ramo, e suas propostas; e, no segundo caso, a comparação levou em conta os elementos gráficos das logotipos que representam cada marca, como: cores, tipografias e símbolos. Como resultado, as marcas mostraram se diferenciar visualmente de acordo com seu segmento e camada social que atingem, possuindo cada qual sua particularidade e direcionamento.

Palavras-chave: brechó; tendência; camadas sociais; logotipos.

Publicado
2019-08-19