TRABALHO MULTIDISCIPLINAR: IMPASSES E POSSIBILIDADES DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO COM PESSOAS TRANS.
Resumen
O objetivo principal do presente projeto foi compreender o possível trabalho multidisciplinar feito por a psicologia pela população trans de Curitiba. Para isso, é realizada uma reflexão sobre possíveis meios de combate a transfobia com participação do psicólogo, considerando aspectos sociais, educacionais e psicológicos. Ainda, buscou-se verificar quais os métodos que podem prevenir a transfobia. A discussão desta problemática é de suma relevância uma vez que o Brasil é considerado o país que mais mata pessoas LGBTI+ no mundo, dando relevância ao estudo tanto para acadêmicos quanto para a sociedade como um todo. Para tanto, trato-se de um estudo descritivo qualitativo. Foi realizada primeiramente uma análise bibliográfica a respeito dos seguintes conectores: transfobia, psicologia, educação. Posteriormente foram realizadas algumas atividades de cunho informativo com alunos de uma escola municipal de Curitiba, do 5º ano (10 e 11 anos) tendo como finalidade a informação sobre identidade de gênero, orientação sexual e dados sobre as questões voltadas a transfobia. Em seguida, foram traçadas as seguintes atividades: pré-questionário, dinâmicas, palestra e um pós-questionário, depois da realização das atividades. Os resultados obtidos após a aplicação foram uma conscientização a respeito da LGBTfobia, com foco na transfobia e maiores acertos a respeitos de terminologias utilizadas. Fazendo-nos refletir sobre o que está posto na teoria, que a transfobia tem que ser combatida na ponta, por meio da educação. Assim, possibilitando que o conhecimento sobre as diferentes formas de identidades de gênero e orientações sexuais possam ser transmitidos de modo ético, sem tabus ou censura.
Palavras-chave: transexualidade; transfobia; educação; psicologia.