ANÁLISE CRÍTICA DA UTILIZAÇÃO DOS TESTES DE APTIDÃO FÍSICA (TAF), APLICADOS NAS FORÇAS ARMADAS E FORÇAS AUXILIARES DO BRASIL.

  • Matheus Bolela Gambarotto Unibrasil
  • Luís Henrique Plocharski Unibrasil
  • Ricardo Souza Unibrasil.
Palavras-chave: aptidão física, teste de aptidão física, TAF, forças armadas, forças auxiliares.

Resumo

A aptidão física é a capacidade do indivíduo realizar esforços físicos, sem fadiga excessiva, ou seja, a simples prática de exercícios físicos, pode não o tornar apto fisicamente para realizar qualquer atividade. Para os militares, estar apto fisicamente, além de apresentar condições que lhe permitam bom desempenho motor quando submetido a situações que envolvam esforços físicos, está relacionada também com a performance profissional e com a saúde, pois tem como objetivo o alcance de um condicionamento compatível com a atividade que irá exercer. Para isso algumas qualidades físicas são exigidas, como por exemplo: força, agilidade, resistência (cardiorrespiratória e muscular) e flexibilidade através de alguns testes. As Instituições Militares do Brasil realizam estes testes, conhecidos como TAF – Testes de Aptidão Física – cada qual à sua maneira, com suas normas, portarias e documentos internos. Alguns testes são comumente realizados, como tração na barra fixa, corrida de 12 minutos e flexão de braço, porém cada instituição tem sua maneira de avaliação. Com isso, buscamos descobrir a efetividade de alguns testes aplicados. O objetivo é caracterizar os testes de aptidão física, apresentando o que é o TAF e quais são os testes e suas finalidades, considerando as características de cada corporação. Para isso foi realizada uma análise documental, e utilizados 3 artigos científicos, sendo 1 da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), 4 Portarias, sendo 1 do Exército Brasileiro (EB), 1 da Aeronáutica, 1 da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR) e 1 da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), 1 Nota de instrução do Corpo de Bombeiros do Paraná (CBPR) e 1 Diretriz da PMPR. Trabalho ainda em andamento, portanto não há considerações finais.


Biografia do Autor

Matheus Bolela Gambarotto, Unibrasil
Acadêmico do 8º período de Bacharelado em Educação Física
Luís Henrique Plocharski, Unibrasil
Acadêmico do 8º período de Bacharelado em Educação Física
Ricardo Souza, Unibrasil.
Docente do Unibrasil.
Publicado
2019-08-19
Seção
Educação Física