PROPOSTA DE JOGO EDUCATIVO DE SIMULAÇÃO DA GESTÃO DA PRODUÇÃO A ÁRVORE DE LEGO

  • Natalia Gomes da Silva CENTRO UNIVERSITARIO AUTONOMO DO BRASIL - UniBrasil
  • Karen Letícia Fernandes CENTRO UNIVERSITARIO AUTONOMO DO BRASIL - UniBrasil
  • Fernando Castillo Vicencio CENTRO UNIVERSITARIO AUTONOMO DO BRASIL - UniBrasil
  • Fabio Alencar Schneider CENTRO UNIVERSITARIO AUTONOMO DO BRASIL - UniBrasil
Palavras-chave: gestão da produção, jogo de simulação, engenharia.

Resumo

Durante a formação dos profissionais da área de Engenharia de Produção, pode-se verificar a dificuldade de compreensão de conceitos teóricos extremamente importantes como controle de estoque, qualidade, gestão e planejamento da produção. Essa dificuldade se dá pelo fato de muitos desses conteúdos serem dados de maneira teórica sem nenhuma aplicação prática. Como solução a este problema, alguns jogos foram desenvolvidos e podem ser utilizado adequadamente, como exemplo podemos citar: o do barco de papel, no qual se aplicam conceitos de qualidade e eficácia do produto; o jogo de lego para sistemas puxados/empurrados; jogo heyjunka que auxilia a compreensão se produção enxuta; o das canetas focando na pratica de produção enxuta, entre muitos outros. Cabe ressaltar, que a aplicação dos jogos acima mencionados como métodos não convencionais no ensino dos conceitos básicos dos sistemas produtivos, podem melhorar significativamente o desenvolvimento e aproveitamento das aulas do curso. Assim, a primeira etapa deste trabalho foi a aplicação do jogo do Lego durante o Evento de Iniciação Científica (EVINCI 2017), posteriormente com os demais alunos da instituição a realização de 3 outras atividades. Nessa segunda etapa, juntamente com as atividades práticas será realizado um questionário para o levantamento de dados. Os resultados obtidos a partir da prática e dos dados do formulário, serão analisados, a fim de obter indicadores do estudo da compreensão teórica versus a prática. Possibilitando o aprimoramento dos jogos, suas aplicações e disponibilização dos dados como estudo cientificam de resultados e incentivo ou não do uso prático em aulas teóricas.

 

Biografia do Autor

Natalia Gomes da Silva, CENTRO UNIVERSITARIO AUTONOMO DO BRASIL - UniBrasil
IC - Engenharia de Produção
Karen Letícia Fernandes, CENTRO UNIVERSITARIO AUTONOMO DO BRASIL - UniBrasil
IC - Engenharia de Produção
Fernando Castillo Vicencio, CENTRO UNIVERSITARIO AUTONOMO DO BRASIL - UniBrasil
IC - Engenharia de Produção
Fabio Alencar Schneider, CENTRO UNIVERSITARIO AUTONOMO DO BRASIL - UniBrasil
Coordenador dos Cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção
Publicado
2019-08-28
Seção
Engenharia de Produção

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)