A IMIGRAÇÃO HAITIANA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CURITIBA - PR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

  • Thais Santos de Castro Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Imigração haitiana, Ensino e aprendizagem, relações sociais, cultura.

Resumo

Com o crescimento da imigração haitiana ao Brasil, se faz necessário estudá-la e compreende-la, pesquisando alguns de seus aspectos e de que maneira a mesma interfere e gera mudanças na sociedade. A imigração haitiana é considerada o maior fenômeno imigratório da década no país. Especialmente a partir de 2010 esta questão gerou e gera uma série de discussões. Entre estas as que dizem respeito a aspectos políticos, legislativos e educacionais que precisaram se adequar a esse movimento e sua intensificação. O tema tem grande relevância no cenário nacional já que devido ao grande movimento imigratório, migratório e emigratório existe a necessidade da compreensão de como ocorrem esses fenômenos. No Brasil foram assegurados mecanismos protetivos para garantir a inclusão social, a permanência, e a estadia no país dos imigrantes que procuravam o Brasil após o terremoto. Para atender a grande demanda em 2017 foi criada a Lei n°13.445,- Lei de Migração, que busca dar acesso e garantias com mecanismos protetivos facilitando a inclusão social dos refugiados. Tendo em vista tal contexto, o presente trabalho se debruçará em entender como ocorre a relação de ensino e aprendizagem entre professores da cidade de Curitiba-PR e alunos imigrantes haitianos, analisar as principais dificuldades encontradas nessa relação e conhecer os caminhos adotados para a inserção e desenvolvimento integral desses alunos imigrantes no contexto escolar.


Biografia do Autor

Thais Santos de Castro, Centro Universitário Unibrasil
Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Unibrasil
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia