PEDAGOGIA SOCIAL: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO DE ACOLHIMENTO
Resumen
O presente estudo tem como tema de pesquisa a Pedagogia Social e a atuação do pedagogo em espaços de acolhimento. O problema que norteia a reflexão traz a seguinte questão: Como se caracteriza a atuação do Pedagogo em espaços de acolhimento no contexto da Pedagogia Social? Portanto, tem-se como objetivo geral: Refletir sobre a atuação do Pedagogo em espaços de acolhimento no contexto da Pedagogia Social. A partir do objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: contextualizar a Pedagogia Social e a atuação do Pedagogo em espaços não formais; identificar os saberes docentes necessários à prática pedagógica do Pedagogo Social; caracterizar a atuação do Pedagogo em espaços de acolhimento no contexto da Pedagogia Social. A pesquisa realizada é de abordagem qualitativa, ainda está em desenvolvimento. Como resultados da primeira fase, por meio do referencial teórico, com base em autores como: Freire (1996), Caliman (2010), Machado (2008), Libâneo (2001), enfatiza-se a importância da atuação do pedagogo em espaço formal e não formal. Os autores referendam a necessidade do desenvolvimento de um trabalho mais humanizado nos espaços de acolhimento, fazendo com que o indivíduo sinta-se pertencente ao mundo, transformando seu pensamento através das atividades socioeducativas que são realizadas em grupo ou individualmente, nesses momentos os educandos podem refletir, criar e recriar, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais.
Publicado
2020-01-22
Sección
Pedagogia