IMAGEM CORPORAL E MÍDIA

  • laura batista batista Graduanda do curso de bacharelado em educação física do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
  • Dayane Souza Campos Graduanda do curso de bacharelado em educação física do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
  • Rodrigo Cribari Prado Docente do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
Palavras-chave: Imagem corporal, influenciadoras digitais, Instagram, exercícios físicos e transtornos alimentares.

Resumo

A sociedade contemporânea é, a todo momento, inundada por imagens presentes em diferentes meios de comunicação.  Nesse sentido, pode-se dizer que o desenvolvimento da imagem corporal é afetado por imagens que apresentam corpos esguios, sarados, os quais carregam consigo sentidos particulares e que possibilitam diferentes análises e interpretações. A imagem corporal pode ser definida pela percepção que uma pessoa tem do seu corpo, bem como os pensamentos e sentimentos que resultam dessa percepção. Ela se constitui por fatores individuais ou ambientais. Essas influências afetam a constituição  do desenvolvimento da imagem corporal que podem gerar transtornos alimentares como a anorexia, bulimia e  vigorexia – que são na realidade distorções psíquicas que um indivíduo tem de si mesmo. Esses transtornos alimentares podem levar os indivíduos a uma prática exacerbada de exercícios físicos e ao uso de esteroides anabolizantes. Acrescenta-se também, que o desenvolvimento da imagem corporal pode ocorrer de forma contrária ao corpo real, levando o indivíduo a querer ter um corpo “perfeito” imposto pela sociedade. As mídias contemporâneas têm uma influência fortemente concentrada naqueles que são chamados de “influenciadores digitais”, os quais são – direta e indiretamente – agentes formadores de opinião. Essa exposição em posts, fotos e blogs, de corpos magros e bem definidos, pode gerar uma insatisfação com o seu corpo real. Sendo esta uma pesquisa de caráter qualitativo e documental a partir da análise descritiva das imagens de influenciadoras digitais que utilizam rede social Instagram. Assim, o principal objetivo deste estudo é como as imagens no perfil de influenciadoras digitais, Instagram, pode influenciar a percepção da imagem corporal feminina. Como objetivos específicos, podem ser a análise da influência dos perfis selecionados para compor este estudo com fins de promoção da prática do exercício físico ou somente para fins estéticos e, os profissionais de Educação Física são de suma importância para tanto. Os critérios de amostra para a realização do presente trabalho foram selecionados por meio dos perfis no Instagram com maior número de seguidores e conteúdo apresentado por perfis. Os procedimentos de análise serão feitos da seguinte forma: comparação entre os perfis e conteúdos apresentados pelas influenciadoras, análise de imagens, posts, marketing pessoal, produtos de estética e patrocínios vinculados em suas contas digitais (merchandising). A busca pelo corpo perfeito torna-se crescente a cada dia, advinda principalmente da influência da mídia na percepção do corpo e na construção da imagem corporal. Reconhece-se que a mídia possui significativa influência na valorização e na construção da imagem corporal da maioria dos indivíduos. A pesquisa encontra em andamento para conclusão final de resultados.

Palavras-chave: Imagem corporal; influenciadoras digitais; Instagram, exercícios físicos e transtornos alimentares.

Publicado
2020-01-22
Seção
Educação Física