ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AUXILIAR NA DILUIÇÃO DE MEDICAÇÕES EM UM SETOR DE INTERNAÇÃO

  • Jhenyffer Cristine Pires Pereira
  • Ana Paula Dezoti
  • Louise Aracema Scussiato
Palavras-chave: enfermagem, segurança, paciente, medicação, diluição.

Resumo

Muitos são os pacientes admitidos no serviço de saúde que sofrem incidentes relacionados à assistência, diante deste fato, a Organização Mundial da Saúde no ano de 2004 lançou o programa Aliança Mundial para a Segurança do Paciente que convocou os países-membros adotarem medidas para garantir a segurança da assistência prestada aos usuários do serviço. A portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente, o qual tem por objetivo contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em território nacional. Dos eventos adversos que ocorrem, ressalta-se o erro de medicações, a etapa da diluição incorreta de uma medicação pode determinar a redução ou perda total da efetividade da ação medicamentosa. Portanto, a instituição deve disponibilizar e atualizar guias de diluição de medicamentos, a fim de promover a segurança dos pacientes, através de estratégias que irão fornecer maior acesso a informação por parte dos profissionais. No curso de enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil o acadêmico tem a oportunidade de trabalhar com projetos assistenciais na área hospitalar. A apresentação do projeto é um método utilizado no processo de ensino e aprendizagem do Estágio Curricular Supervisionado II do 8º período do curso. Este projeto justifica-se devido ao relato das enfermeiras supervisoras do setor de internação, referente a dificuldade da equipe de enfermagem quanto à diluição de medicamentos sendo solicitado a realização de um projeto com o objetivo de minimizar os erros que podem surgir. Como metodologia utilizou-se o método 6W3H, será realizado um instrumento contendo a medicação, reconstituição, via de administração, e os diluentes possíveis, devido a necessidade de consultar um material que contenha as diluições de forma clara e objetiva. Iniciado no mês de setembro, com a elaboração do projeto, segue-se para a relação dos medicamentos mais utilizados no setor, o instrumento será feito e apresentado para as enfermeiras de acordo com o modelo preconizado pela instituição, em seguida serão impressos e plastificados. No mês de outubro será apresentado para cerda de 20 técnicos de enfermagem, do turno da manhã em 11 setores de internação de um hospital da região metropolitana de Curitiba – PR, será fixado o instrumento em cada enfermaria, onde se realiza as diluições. Após a apresentação para todos os colaboradores, dentro de duas semanas será avaliado a efetividade do projeto. Espera-se com a aplicação deste projeto que os colaboradores encontrem maior facilidade para realizar a diluição das medicações consultando o instrumento presente nas enfermarias. O projeto encontra-se em desenvolvimento e suas conclusões serão ao término deste.

Biografia do Autor

Jhenyffer Cristine Pires Pereira
Acadêmica de enfermagem do 8° período do curso de Enfermagem - Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Ana Paula Dezoti
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) - UFPR. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
Louise Aracema Scussiato
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Colaboradora Horista do curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Publicado
2020-01-22
Seção
Enfermagem

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4