A VOZ DO BRASIL: UMA ANÁLISE DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL

  • Jaqueline LOPES
Palavras-chave: “A Voz do Brasil”, Rádio, Representação Social

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar como sujeitos da cidade de Piraquara no Paraná, com o mesmo perfil de ouvintes do programa "A Voz do Brasil", o percebem. A pesquisa será desenvolvida por meio da teoria de representação social, que é uma maneira de interpretar e pensar a realidade do cotidiano, permitindo a existência de símbolos que, estimulados pelas atividades de sujeitos, passam a dar sentido ao espaço que os cerca. Para isto, foram realizadas entrevistas aprofundadas com 13 sujeitos, cujo perfil foi analisado pela pesquisa Brasileira de Mídia 2015, feita pela Secretária de Comunicação Social da Presidência da República. Assim, foram reunidos agricultores, entre 56 a 65 anos, que tenham até a 4º série do Ensino Fundamental. O município de Piraquara foi escolhido por ter uma população de 93.207 habitantes, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que a coloca como pertencente ao perfil dos ouvintes de “A Voz do Brasil”, que segundo a pesquisa de mídia, são provenientes de cidades de 20 mil a 100 mil habitantes. O método utilizado, a entrevista, foi escolhido por ser um recurso metodológico que busca recolher respostas a partir da experiência subjetiva de uma fonte, selecionada por deter informações que se deseja conhecer. Cada sujeito escutou o programa durante uma semana. Após isso foram realizadas as entrevistas, em local fechado, somente com entrevistado e entrevistador. As questões eram não–estruturadas e semi-estruturadas. Foi utilizado um gravador para registro das entrevistas. As conclusões apontam que o programa é importante como instrumento de transmissão das informações do governo, e traz assuntos relevantes para os sujeitos entrevistados.