Revisao de Literatura de Metodologia para Desenvolvimento de Embalagem Sustentável

  • Nátaly Ficher Unibrasil Centro Universitário
Palavras-chave: Embalagem, Sustentabilidade, Descarte Incorreto, Consumidor, Metodologia

Resumo

Segundo dados no ministério do meio ambiente de 2005, 80% das embalagens são descartadas após o primeiro consumo, considerando que nem todas as que possuem potencial, passam pelo processo de reaproveitamento, devido aos maus hábitos da população em relação ao descarte, o que pode acarretar na logística da reciclagem. É fato que um designer de embalagens tem como função transmitir da melhor forma o que a sociedade industrial moderna consegue oferecer de melhor (MESTRINER, 2001), filiado aos conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Análise de Ciclo de Vida (MANZINI; VEZZOLI, 2011), por este motivo, o projeto em questão tem como objetivo efetivar o destino correto de uma embalagem, intensificando o seu uso e/ou induzindo o consumidor a descartar corretamente. E para a execução do trabalho, foram mesclados métodos de pesquisa dos Designers BONSIESPE (1984) e BAXTER (2005), e do professor MESTRINER (2009); Compondo a metodologia de cinco etapas, que iniciou-se pelo briefing, onde obteve-se conhecimento aprofundado sobre design de embalagens e design sustentável, coleta de dados, além das análises do mercado atual e tendências; transpondo à segunda etapa da definição do problema, como demarcação do público-alvo e criação de uma persona com perfil consumidor, e requisitos do projetos, os quais auxiliaram na terceira etapa de geração de alternativas, na qual foram criados esboços com as ideias fundamentadas nas principais instâncias reunidas no projeto, partindo para a escolha da alternativa que melhor atende-se os critérios de seleção através da matriz de decisão; que por sua vez, está sendo desenvolvida na etapa de pré-projeto, perante aprimoramento e estudo de recorte, especificações técnicas, estudo de material, pesquisa de orçamentos, e principalmente rotulagem e identidade visual, que foram estabelecidas como essenciais na comunicação com o consumidor para informá-lo de forma clara. Considerando a última etapa de modelagem, espera-se que o projeto atenda aos requisitos do projeto, cumprindo as funções básicas e o principal objetivo de instruir o consumidor ao descarte correto. Não obstante, apesar do problema de descarte e acúmulo de lixo ser predominante e dificilmente reversível, acredita-se que pequenas atitudes de conscientização e acesso à informação no devido produto que será adquirido pelo consumidor, podem norteá-lo e influenciá-lo em uma mudança de comportamento, fazendo toda a diferença no impacto de suas ações apropriadas ao meio ambiente.

Palavras-chave: embalagem; sustentabilidade; descarte incorreto; consumidor.

Biografia do Autor

Nátaly Ficher, Unibrasil Centro Universitário
Aluna de Design da Escola Politécnica do Unibrasil Centro Universitário
Publicado
2020-01-20